Experimentações artísticas no pensar a construção de identidades a partir da infância e sua interface com a saúde mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v19i2.12285

Palavras-chave:

Saúde mental, Arte, Criança, Educação

Resumo

A arte é útil ao ensino a partir de metodologias ativas, sendo capaz de resgatar a história e a memória, como das experiências infantis, que formam a identidade do indivíduo. Objetiva-se descrever a experiência e as reflexões de discentes de medicina a partir da produção e da apresentação de expressões artísticas autobiográficas relacionadas à infância, no contexto do conteúdo curricular de psiquiatria, destacando a relevância da atividade para o autoconhecimento e a formação cidadã e médica. A arte usada para resgatar vivências, promove reflexões e a valorização de sentimentos, afirmando-se como mecanismo terapêutico, o que também favorece o reconhecimento de sua importância na construção da identidade dos sujeitos. Nesse viés, atividades que utilizam da arte na manutenção da saúde mental, nesse caso dos discentes, se mostram relevantes a fim de formar cidadãos e profissionais capazes de estabelecer e fortalecer vínculos, bem como de promover uma escuta ativa e sensível.

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Publicado

2023-08-25

Como Citar

Laguna, G. G. de C., Sousa, G. S., Marques, B. O., Gusmão, A. L. F., Gusmão, A. B. F., & de Azevedo, K. R. M. (2023). Experimentações artísticas no pensar a construção de identidades a partir da infância e sua interface com a saúde mental. Saúde.Com, 19(2). https://doi.org/10.22481/rsc.v19i2.12285

Edição

Seção

Relato de experiência