Gamificação na promoção de saúde bucal em crianças: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v19i4.12980

Palavras-chave:

Tecnologia, Saúde Bucal, Educação em Saúde, Criança

Resumo

O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência da criação de um software educativo que proporciona o entretenimento às crianças, mediante uma interface interativa que expõe curiosidades e informações acerca do desenvolvimento de uma boa higiene bucal. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por discentes e docentes do curso de Odontologia, por meio da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação em Odontologia. De acordo com estudos catalogados, a adoção de comportamentos saudáveis estimuladas por jogos impulsiona um maior índice de aprendizagem entre as crianças. Nesse contexto, foi escolhida, para elaboração do game, a plataforma Genially, que contempla a dinâmica de perguntas e respostas, por meio de uma interface virtual, combinando diferentes linguagens acessíveis ao público infantil. Conclui-se que, a partir das análises, essa metodologia representa um potencial mecanismo de ensino pouco evidente, que precisa ser ampliado nas áreas que compreendem a promoção da saúde bucal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Galante, ML. Compreensão do processo de implementação de Programas e Políticas de Saúde Bucal na América Latina [tese]. Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. 2021. Acesso em 27 mar. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.23.2021.tde-27102021-171904

Brasil. Ministério da Saúde. Portal da Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Brasil Sorridente. Brasília: 2022. Acesso em 28 mar. 2023. Disponível em: https://aps.saude.gov.br/ape/brasilsorridente.

Gabriel, M et al. Mecanismos de ingresso de dentistas no SUS: uma agenda prioritária para o fortalecimento do Brasil Sorridente. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2020; 25(3):859-868. Acesso em 29 mar. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232020253.14532018.

Gonzalez C, Charone S, Groisman S. Empoderamento em saúde bucal de famílias carentes através dos guias de saúde materno-infantil da Global Child Dental Fund. CLIUM [online]. 2023; 23(6):90-9. Acesso em 30 mar. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.53660/CLM-1115-23D11.

Figueiredo, MC et al. Gamificação em saúde bucal: experiência com escolares de zona rural. Rev. ABENO [online]. 2015; 15(3):98-108. Acesso em 29 mar. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i3.195.

Galvão, ME et al. A gamificação como estratégia de saúde bucal em idosos: relato de experiência. International Journal of Development Research. 2022; 12(8):58285-58289. Acesso em 03 abr. 2023. Disponível: https://doi.org/10.37118/ijdr.25085.08.2022.

Candeias, NM. Conceitos de educação e de promoção em saúde: mudanças individuais e mudanças organizacionais. Revista de Saúde Pública [online]. 1997; 31(2):209-213. Acesso em 02 abr. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-89101997000200016.

Scherer CI, Scherer MD. Avanços e desafios da saúde bucal após uma década de Programa Brasil Sorridente. Revista de Saúde Pública [online]. 2015; 49:98. Acesso em 02 abr. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2015049005961.

Oliveira LB, Jorge MS. Uso da gamificação na prevenção e promoção da saúde bucal de crianças: revisão de escopo. Conjecturas [online]. 2022; 22(17):164-8. Acesso em 05 abr. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.53660/CONJ-2149-2Z14.

Jorge AP, Silva AM, André BP. Prática pedagógica no ensino de geografia aliada ao uso das tecnologias digitais. 23º Seminário Internacional de Educação, Tecnologia e Sociedade. 2018; 7(1). Acesso em 04 abr. 2023.

Reis VF, Rodrigues AB. Relato de experiência da criação de um jogo: Uma estratégia para educação em saúde a ser utilizada no Programa Saúde na Escola. Rev. Saber Digital [online]. 2020; 13(2):140-8. Acesso em 04 abr. 2023.

Genially, a ferramenta para criar conteúdos interativos. Acesso em 01 mar. 2023. Disponível em: https://genial.ly/pt-br/.

Downloads

Publicado

2024-01-15

Como Citar

Silva, B. R. S. da, Soares, K. de O. ., Silva, L. E. da ., Andrade, L. A. do N. ., Alves, M. H. R. de S., & Mélo, C. B. . (2024). Gamificação na promoção de saúde bucal em crianças: um relato de experiência. Saúde.Com, 19(4). https://doi.org/10.22481/rsc.v19i4.12980

Edição

Seção

Relato de experiência