O sinergismo entre a desnutrição protéico-calórica e a leishmaniose visceral

Autores

  • Guilherme Malafaia Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - Núcleo de Pesquisa em Ciências Biológicas (NUPEB), Laboratório de Imunoparasitologia (LIP) / Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Resumo

A desnutrição protéico-calórica e a leishmaniose visceral constituem importantes problemas de saúde pública que afetam milhões de pessoas no mundo todo. Atualmente tem sido amplamente aceito que a imunidade ou a susceptibilidade a doenças infecto-parasitárias estão diretamente relacionadas com o estado nutricional do hospedeiro. Contudo, os mecanismos que regem a relação desnutrição protéico-calórica e o curso da leishmaniose visceral são múltiplos e pouco esclarecidos. Neste sentido, este estudo tem como objetivo apresentar através de uma revisão crítica da literatura, os aspectos mais importantes sobre a relação entre estas duas enfermidades. Para isso foram identificados e analisados 77 trabalhos publicados entre os anos de 1960 e 2007, utilizando-se como principais fontes os bancos de dados LILACS-BIREME e MEDLINE. Tanto a desnutrição protéicocalórica quanto a infecção causada por parasitos do gênero Leishmania são problemas freqüentes nos dias atuais e, na medida em que novos estudos são desenvolvidos sobre o tema, torna-se imprescindível que a sociedade os conheçam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-03-31

Como Citar

Malafaia, G. (2008). O sinergismo entre a desnutrição protéico-calórica e a leishmaniose visceral. Saúde.Com, 4(2), 134-147. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/132

Edição

Seção

Artigos de revisão