Potencialidades e limitações da assistência de enfermagem em atenção às crianças com transtorno do espectro autista: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.22481/rsc.v20i2.13567Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, EnfermagemResumo
Este estudo tem como objetivo é identificar na literatura científica as potencialidades e limitações da assistência de enfermagem às crianças com Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada entre julho e agosto de 2022, nas plataformas SciELO, Google Acadêmico e BVS. Foram utilizados os descritores: “Transtorno do Espectro Autista”, “Criança” e “Enfermagem” com a associação do operador booleano AND. Tendo como critérios de inclusão: artigos completos em português, publicados entre 2017 e 2022, acessíveis gratuitamente e que estivessem relacionados com o escopo dessa pesquisa. Foram identificados 15 artigos, analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelaram três categorias de análise: C1 - Atuação do enfermeiro na assistência à criança com Transtorno do Espectro Autista; C2 - Necessidade de capacitação e formação continuada; C3 – Importância de instruir os enfermeiros para que possam aplicar os instrumentos que possibilite o diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista. Conclui-se que é necessário que o enfermeiro tenha conhecimento suficiente para identificar sinais e sintomas característicos do Transtorno do Espectro Autista, facilitando que numa abordagem multiprofissional envolvendo psicólogo e psiquiatra trace precocemente o diagnóstico, pois vai favorecer a eficiência das atividades terapêuticas favorecendo uma melhor qualidade de vida da criança.
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