Avaliação da saúde bucal de crianças e adolescentes na estratégia de saúde da família

ingles

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v19i4.14143

Palavras-chave:

inquéritos de Saúde Bucal, Saúde Bucal, Educação em Saúde Bucal, Serviços de Saúde Bucal

Resumo

O estudo da Avaliação da saúde bucal de crianças e adolescentes na estratégia de saúde da família tem como objetivo conhecer as condições em saúde bucal, a prevalência das doenças bucais e seus impactos; orientar o plano de ação, reduzindo os índices de adoecimento e conscientizar o autocuidado, estimular o hábito de higiene oral e alimentação saudável, planejando de forma multidisciplinar em conjunto com os profissionais da saúde, a escola e gestores locais na criação de políticas públicas e programas sociais.  O artigo apresenta abordagem qualitativa, mediante coleção de estudos bibliográficos e coleta de levantamentos epidemiológicos em saúde bucal - Projeto SB Brasil 2003 e 2010. Para a seleção utilizou os bancos de dados eletrônicos: Google Acadêmico e o portal BVS. Sua análise dos dados será feita agrupando as ideias comuns e comparando cada dado coletado. Chegando a concordância de uma opinião comum da importância de conhecer a condição de saúde bucal dos brasileirinhos no âmbito da atenção básica. O leitor compreenderá a relevância do dentista na atenção básica no cuidado da criança e adolescente, respeitando os princípios do SUS: Universalidade, Equidade e integralidade na Estratégica da Saúde da família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Portal da Secretaria de Atenção Primaria a Saúde (saude.gov.br). Disponível em: https://aps.saude.gov.br/ape/esf.Visualizado em 15 de setembro de 2022.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal: resultados principais/ Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde. 2012.

Brasil. Ministério da Saúde. Caderno temático do Programa Saúde na Escola: saúde bucal/ Ministério da Saúde, Ministério da Educação. Brasília: Ministério da Saúde. 2022.

Carvalho,WC; Lindoso, TKN; Thomes, CR; Silva, TCR; Dias, ASS. Cárie na primeira infância: um problema de saúde pública global e suas consequências à saúde da criança. RevFlum Odontol. 2022 Maio-Ago; 2(58): 57-65.

Vasconcelos, FGG; Gondim, BLC; Rodrigues, LV; Lima Neto, EA; Valença, AMG. Evolução dos Índices CEO-D/CPO-D e de Cuidados Odontológicos em Crianças e Adolescentes com Base no SB Brasil 2003 e SB Brasil 2010. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde. 2018; 22(4), 333–340.

Amorim, I.R.O. Cárie dentaria em crianças pré-escolares: conhecendo o problema e buscando soluções. Dissertação (Mestrado). Odontologia. Belo Horizonte. 2018.

Vollú, AL; Bragança J; Rodrigues GF; Barja-Fidalgo F; Fonseca-Gonçalves A. Fatores comportamentais e socioeconômicos são fortes preditores de cárie dentária em pré-escolares: Um estudo transversal. Rev Cient. CRO-RJ (Online).2022 Jan-Abr; 7(1): 40- 48.

Andrade LS, Souza Torres AC, de Almeida NR, de Mendonça MPR, Bezerra GL. Relação da prática de alimentação, higiene oral e fatores socioeconômicos com cárie precoce em escolares. Rev. Tempus, actas de saúde colet. Brasília. 2020; 13(3),139-152.

Pazos, CTC; Austregésilo, SC; Goes, PSA. Autoestima e comportamentos de saúde bucal em adolescentes. Rev. Ciênc. Saúde coletiva. 2019; 24 (11).

Silva, CHF;Castro, SS; Santana, GS; Martins LFB Leite, ACRM; do Nascimento,VB. Condições bucais e hábitos de higiene oral de adolescentes usuários da estratégia de saúde da família do município de Umirim-CE. RDAPO: Revista Digital da Academia Paraense de Odontologia. Belém-PA.2018; 2 (2).

Sarmento, MGS; Santos, OA; Lima, MM. Desafios da educação em saúde bucal na adolescência. Revista Eletrônica Acervo Odontológico. 2020; 2.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Saúde da Família. SB Brasil 2020: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal: projeto técnico / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Saúde da Família. – Brasília: Ministério da Saúde, 2022.

Downloads

Publicado

2024-01-15

Como Citar

Soares Neves, R. L., & Cardoso, J. P. (2024). Avaliação da saúde bucal de crianças e adolescentes na estratégia de saúde da família: ingles. Saúde.Com, 19(4). https://doi.org/10.22481/rsc.v19i4.14143

Edição

Seção

Ponto de Vista