Publicidade odontológica nas redes sociais: uma análise dos aspectos éticos relacionados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v20i2.14422

Palavras-chave:

Ética odontológica, Legislação odontológica, Publicidade, Propaganda

Resumo

A saturação no mercado de trabalho odontológico e a alta concorrência na odontologia trouxe a necessidade de implantar novas ferramentas para atrair o cliente. Dessa forma, o marketing profissional realizado por meio das redes sociais, tornou-se uma ferramenta fundamental para o estabelecimento de vínculos entre profissionais e clientes. Contudo, estas publicidades nem sempre seguem as normas instituídas pelo Código de Ética Odontológica, caracterizando infrações éticas. Foi analisado o que apontam as evidências científicas sobre as infrações éticas previstas no Código de Ética Odontológica Brasileiro no que tange à  prática da publicidade veiculada por cirurgiões-dentistas nas redes sociais. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, entre os meses de março e abril de 2023. Foram consideradas as publicações a partir do ano de 2012. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, a busca resultou na seleção de cinco artigos. Verificou-se que a maioria dos cirurgiões-dentistas não cumprem as normas estabelecidas pelo capítulo XVI do código de ética odontológica no que concerne a realização de anúncios, propagandas e publicidades, nas redes sociais.

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Biografia do Autor

Larissa Bárbara Brito Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduanda em Odontologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Micaele de Almeida Vaz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduanda em Odontologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Sérgio Donha Yarid, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista (Unesp)- Araçatuba (SP), Brasil. Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)- Jequié (BA), Brasil.

Saulo Correa Peixoto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professor do curso de Sistemas de Informação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Campus de Jequié. Doutorando do Programa PPGES, da UESB. 

Saú da Silva Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduado em Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2019), Especialista em Metodologia em Educação Física e Esportes pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2012), Especialista em Treinamento de Musculação e Personal Treining pela Faculdade Mogiana de São Paulo (2017), Mestre em Ciência da Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB (2022). 

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Publicado

2024-06-29

Como Citar

Brito Lima, L. B. ., de Almeida Vaz, M., Donha Yarid, S., Correa Peixoto, S. ., & da Silva Souza, S. (2024). Publicidade odontológica nas redes sociais: uma análise dos aspectos éticos relacionados. Saúde.Com, 20(2). https://doi.org/10.22481/rsc.v20i2.14422

Edição

Seção

Artigos de revisão