Estratégia de educação em saúde para a promoção da higiene pessoal na infância
DOI:
https://doi.org/10.22481/rsc.v20i3.14493Palavras-chave:
Educação em Saúde, Higiene, Atenção Primária à SaúdeResumo
Resumo
O objetivo é relatar experiência sobre a abordagem da higiene pessoal com o público infantil. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência que descreve a atividade de ação em saúde desenvolvida, estabelecendo uma metodologia lúdica com crianças de até cinco anos de idade de uma Escola Municipal de Educação Infantil de uma comunidade de Belo Horizonte (MG), entre maio e junho de 2023. A maioria das crianças demonstrou possuir um conhecimento sobre higienização ainda muito insuficiente para manter uma saúde plena, houve participação efetiva dos alunos durante as dinâmicas e trabalho da coordenação motora. É válido destacar que a integração de hábitos de higiene pessoal desde a infância é fundamental para a promoção de uma vida saudável e as ações de educação de saúde são ferramentas fundamentais para isso, devido à sua capacidade de aplicabilidade prática. Por fim, as intervenções de estímulo ao autocuidado entre crianças são relevantes e o público infantil é capaz de absorver o conhecimento e colocá-lo em prática, pois realizam a aprendizagem em pares. Ademais, esse trabalho contribuiu para uma formação mais humanizada dos futuros profissionais.
Palavras-chave: Educação em Saúde, Higiene, Atenção Primária à Saúde
Downloads
Referências
Falkenberg MB, Mendes T de PL, Moraes EP de, Souza EM de. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciênc saúde coletiva [Internet]. 2014Mar;19(3):847–52. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.01572013
Brasil. Manual Instrutivo – Programa Saúde na Escola [internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde, Ministério da Educação; 2013. Disponível em: https://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/19_06_2013_16.21.18.880166244cb983df2c85e0bcc746a73b.pdf
Organização Mundial da Saúde (OMS). Comissão de Especialistas em Educação em Saúde da Organização Mundial da Saúde. Washington: 1954.
Fernandes WR, Pimentel VR de M, Sousa MF de, Mendonça AVM. Programa Saúde na Escola: desafios da educação em saúde para prevenir Dengue, Zika e Chikungunya. Saúde debate [Internet]. 2022Nov;46(spe3):179–89. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-11042022E313
Rocha HHP. Educação escolar e higienização da infância. Cad CEDES [Internet]. 2003Apr;23(59):39–56. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32622003000100004
Souza MMA de, Enumo SRF, Pereira de Paula KM, Souza RV de, Bezerra R da S, Mendes KB. Promoção de comportamentos saudáveis em pré-escolares. Rev Bras Promoc Saúde [Internet]. 2014 ;26 (3): 387-95. Disponível em: https://doi.org/10.5020/2945
Lesmes VIS, Ramírez OJG, Parrado YM, Hernández-Rodríguez P, Gomez AP. Caracterización de hábitos de higiene y ambientes en lugares de atención integral a población infantil. Rev esc enferm USP [Internet]. 2017;51:e03264.Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2016042103264
Brasil. Saúdeda Criança e a Saúde da Família:Agravos e Doenças Prevalentes na Infância - UNA-SUS. Universidade Federal do Maranhão - UFMA, São Luís, 2014.Disponívelem:https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1655?mode=full
Feldens CA, Giugliani ER, Vigo Á, Vítolo MR. Early feeding practices and severe early childhood caries in four-year-old children from southern Brazil: a birth cohort study. Caries Res. 2010;44(5):445-52. Disponível em: https://doi.org/10.1159/000319898
Losso EM, Tavares MCR, Silva JYB da, Urban C de A. Cárie precoce e severa na infância: uma abordagem integral. J Pediatr (Rio J) [Internet]. 2009Aug;85(4):295–300. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0021-75572009000400005
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde; Departamento de Atenção Básica. Projeto SB Brasil 2003: condições de saúde bucal da população brasileira 2002-2003: resultados principais. Brasília: Ministério da Saúde; 2004. 68 p.: Série C. Projetos, Programas e Relatórios. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/projeto_sb2004.pdf
Medeiros M das GG de A, Carvalho LR de, Franco RM. Percepção sobre a higiene dos manipuladores de alimentos e perfil microbiológico em restaurante universitário. Ciênc saúde coletiva [Internet]. 2017Feb;22(2):383–92.Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232017222.17282015
Cruz JDS. Higiene pessoal como uma proposta inovadora para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes que fazem parte do Centro de Apoio Lar Peniel na cidade de Simão Dias-SE. 9º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação, 2018: 1-16. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/9564
Giatti LL, Rocha AA, Santos FA dos, Bitencourt SC, Pieroni SR de M. Condições de saneamento básico em Iporanga, Estado de São Paulo. Rev Saúde Pública [Internet]. 2004Aug;38(4):571–7. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0034-89102004000400014
Pedrazzani ES, Mello DA, Pizzigatti CP, Barbosa CAA. Aspectos educacionais da intervenção em helmintoses intestinais, no subdistrito de Santa Eudóxia, Município de São Carlos - SP. Cad Saúde Pública [Internet]. 1990Jan;6(1):74–85. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-311X1990000100008
Coscrato G, Pina JC, Mello DF de. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Acta paul enferm [Internet]. 2010Mar;23(2):257–63. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-21002010000200017
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Saúde.com
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.