Aspectos psicossociais do trabalho e qualidade de vida de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v20i1.14622

Palavras-chave:

Qualidade de vida, condições de trabalho, saúd edo trabalhador, saúde pública

Resumo

A dinâmica e a sobrecarga do trabalho docente contemporâneo colocam o professor como um dos profissionais que apresentam maior risco de desenvolvimento de estresse ocupacional e acometimento de doenças crônicas, sendo apontado como provável problema de saúde pública. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência dos aspectos psicossociais do trabalho na qualidade de vida de professores. Estudo epidemiológico, transversal, realizado com 206 professores da rede municipal de ensino. Utilizou-se um formulário contendo informações sobre os dados sociodemográficos, qualidade de vida (WHOQOL-Bref) e os aspectos psicossociais do trabalho (JCQ), os quais foram analisados considerando o nível de significância de 5%. Esse estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob protocolo CAAE  153165716.9.0000.0055. Em condições de alta exigência no trabalho, há redução dos domínios da qualidade de vida, evidenciando significância estatística para os domínios físico (53,57) e meio ambiente (46,87), com valor de p<0,05. O ambiente psicossocial do trabalho é fator determinante na percepção da qualidade de vida dos professores. Condições psicossociais de trabalho desfavoráveis destacam-se como determinantes para a ocorrência de agravos à saúde, comprometimento das funções laborais e qualidade de vida de professores.

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Biografia do Autor

Antônio Carlos Santos Silva , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Ciências da Saúde (2020) pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde (PPGES) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui graduação em Nutrição pelo Instituto Multidisciplinar em Saúde - Universidade Federal da Bahia (2013), Licenciatura Plena em Educação Física pela UESB (2001), mestrado em Ciências da Saúde pelo PPPGES (UESB - 2011) e especializações em Metodologia do Ensino da Educação Física (UESB - 2005) e Saúde Coletiva (UESB - 2009). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Saúde II da UESB - Campus de Jequié-BA, professor efetivo do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) e do Ensino Básico Estadual no Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinoco (Vitória da Conquista). Coordena o Laboratório de Saúde Coletiva da do Departamento de Saúde II - UESB. Outrossim, é nutricionista das Clínicas Dermanutri e Vincit Psiquiatria Integrada (Jequié) e do Espaço Terapêutico Viver (Vitória da Conquista). É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde e Qualidade de Vida (UESB-CNPq) e integrante do grupo ODEERE – Órgão de Educação e Relações Étnicas (UESB-CNPq) e da Rede AJEUM (Coletivo de Nutricionistas Negros), desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Participa do Programa de Educação Tutorial Institucional Direitos Humanos (PET Direitos Humanos Indígena), programa que desenvolve integração, pesquisa, ensino, extensão estudantil da População Indígena na UESB de Jequié. Tem experiência na área de Educação Física e Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, saúde do adolescente, serviço de saúde, educação, educação em saúde, nutrição esportiva, nutrição clínica, nutrição com enfoque comportamental; Direitos Humanos, na area de saúde da população negra, coordenando o Projeto de Extensão Aspectos Sociais e Cuidados em Saúde da População Negra (Odeerre/UESB).

Adriana Glay Barbosa Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Eduardo Nagib Boery, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Ícaro José Santos Ribeiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Diego Pires Cruz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeiro. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Edison Vitório de Souza Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

. Enfermeiro. Doutorando em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2024-04-10

Como Citar

Santos Silva , A. C. ., Barbosa Santos, A. G. ., Boery, E. N. ., Ribeiro, Ícaro J. S. ., Cruz, D. P., & Souza Júnior, E. V. de . (2024). Aspectos psicossociais do trabalho e qualidade de vida de professores. Saúde.Com, 20(1). https://doi.org/10.22481/rsc.v20i1.14622

Edição

Seção

Artigos originais