Avaliação dos aspectos éticos das placas de consultórios odontológicos na cidade de Jequié-BA
Palavras-chave:
Odontologia, Legislação Odontológica, MarketingResumo
O objetivou consistiu na avaliação de infrações éticas presentes nas placas de consultórios odontológicos, no município de Jequié, segundo a Resolução CFO - 71 de 2006. Foram fotografadas placas de anúncio odontológico, tanto as fixadas na frente dos consultórios e clínicas, quanto as que faziam propaganda destes. As fotografias foram analisadas por quatro avaliadores, com utilização de um computador, considerando como itens obrigatórios a presença do nome e o número de inscrição no CRO e nome representativo da profissão de cirurgião-dentista; os itens facultativos foram a presença das áreas de atuação, especialidades se houver inscrição desta no CRO, títulos de formação acadêmica, endereço, telefone, fax, endereço eletrônico, horário de trabalho, convênios, credenciamentos e a expressão "clínico geral"; e os itens infratores foram anúncio de preço, serviços gratuitos, modalidades de pagamento, aliciamento de pacientes e artifícios de propaganda para granjear clientela. Verificou-se que apenas 11,76% dos anúncios e placas apresentavam os itens obrigatórios, 88,24% continham itens facultativos e 11,76% estavam em desacordo com algum item do Código de Ética Odontológica considerado como infração. Pode-se concluir que a maioria das propagandas coletadas não estava de acordo à legislação vigente, já que além de 11,76% das placas possuírem infrações éticas, 88,24% não possuíam todos os itens considerados obrigatórios