Humanização e educação continuada na uti: a atuação do enfermeiro

Autores

  • Rodrigo Euripedes da Silveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Palavras-chave:

Educação continuada em Enfermagem, Humanização da assistência, Enfermagem, Unidades de Terapia Intensiva

Resumo

O presente estudo se destinou a analisar a produção científica da Enfermagem acerca da Humanização e da Educação Continuada em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Trata-se de uma revisão sistemática da literatura nacional, utilizando as bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF, com recorte temporal entre 2000 a 2009. Entre os 47 textos, foram consideradas 23 publicações que analisadas, compuseram três categorias: A Humanização nas práticas de Saúde; A Humanização e a prática de Enfermagem na UTI e O enfermeiro enquanto educador em saúde na Terapia Intensiva. Destaca-se que a abordagem dos temas estudados ainda é incipiente na literatura, sobremaneira a associação da temática de educação em saúde e humanização à prática do enfermeiro trabalhador de UTI, constituindo-se em um relevante e ainda inexplorado campo de investigação.

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Publicado

2012-08-06

Como Citar

da Silveira, R. E. (2012). Humanização e educação continuada na uti: a atuação do enfermeiro. Saúde.Com, 9(1), 51-61. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/232

Edição

Seção

Artigos de revisão