Educação continuada: capacitação profissional no âmbito da farmácia hospitalar como estratégia para integração da equipe multidisciplinar em um hospital especializado de Sergipe

Autores

  • Carlos Adriano Santos Souza Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Palavras-chave:

educação continuada, relato de experiência, farmácia hospitalar

Resumo

A realidade atual das instituições hospitalares exige profissionais cada vez mais qualificados que assumam funções que requerem alto nível de conhecimento técnico e científico. O estágio supervisionado em farmácia hospitalar tem como objetivo formar o futuro profissional com consciência crítica e capacidade de compreender a realidade e atuar sobre a mesma Este estudo consiste em um relato de experiência dos discentes do estágio supervisionado III do curso de graduação em Farmácia da Universidade Federal de Sergipe. Inicialmente os discentes realizaram visitas nos setores de farmácia, almoxarifado, unidade de tratamento intensivo (UTI), urgência e emergência para fazer o diagnóstico situacional tanto dos aspectos físicos quanto dos aspectos relacionados às informações referentes aos medicamentos pelos profissionais de enfermagem. Posteriormente foram realizadas palestras, as mesmas foram direcionadas para os profissionais de saúde e os auxiliares administrativos da farmácia. A partir dos resultados obtidos pode-se observar que a implementação da educação continuada foi de grande importância para a qualificação dos profissionais da farmácia/almoxarifado e equipe de enfermagem, no qual os participantes tiveram a possibilidade de interagir ativamente com o farmacêutico e estagiários. Essa interação refletiu em uma maior comunicação e entendimento mais concreto de equipe multidisciplinar.

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Publicado

2012-11-19

Como Citar

Santos Souza, C. A. (2012). Educação continuada: capacitação profissional no âmbito da farmácia hospitalar como estratégia para integração da equipe multidisciplinar em um hospital especializado de Sergipe. Saúde.Com, 9(2), 25-32. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/239

Edição

Seção

Artigos originais