Conhecimento socialmente construído sobre DST: representações de adolescentes.

Autores

  • Washington da Silva Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Palavras-chave:

Comportamento do Adolescente, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Educação Sexual

Resumo

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) tem forte impacto na sociedade por afetar uma quantidade significativa de indivíduo e encontra-se entre as cinco maiores causas de busca por serviços de saúde. A pesquisa objetivou apreender as representações de adolescentes de escolas públicas municipais sobre o conhecimento das DST. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa utilizando a teoria do núcleo central. A amostra foi constituída por 114 adolescentes inseridos em escolas públicas de um município do interior baiano. Tendo por meta apreender a estrutura representacional, os sujeitos deste estudo foram submetidos ao estimulo indutor Infecções Sexualmente Transmissíveis/Doenças Sexualmente Transmissíveis para construção de quadro de quatro casas, a partir de evocações livres. Os dados foram analisados através do software EVOC 2000. Os resultados evidenciaram que a estrutura das representações sociais do conhecimento sobre DST construído pelos adolescentes está associada aos elementos biológicos quando da observação do núcleo central e estreitamente vinculado à AIDS, sua principal forma de contágio e prevenção, quando da verificação do sistema periférico. Conclui-se que o ambiente escolar deve ser retomado como palco central na discussão das temáticas que permeiam o universo de seus educandos relacionado à importância da educação sexual com ênfase naprevenção de comportamentos de risco.

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Publicado

2012-11-01

Como Citar

Santos, W. da S. (2012). Conhecimento socialmente construído sobre DST: representações de adolescentes. Saúde.Com, 9(2), 33-39. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/246

Edição

Seção

Artigos originais