Conhecimento socialmente construído sobre DST: representações de adolescentes.
Palavras-chave:
Comportamento do Adolescente, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Educação SexualResumo
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) tem forte impacto na sociedade por afetar uma quantidade significativa de indivíduo e encontra-se entre as cinco maiores causas de busca por serviços de saúde. A pesquisa objetivou apreender as representações de adolescentes de escolas públicas municipais sobre o conhecimento das DST. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa utilizando a teoria do núcleo central. A amostra foi constituída por 114 adolescentes inseridos em escolas públicas de um município do interior baiano. Tendo por meta apreender a estrutura representacional, os sujeitos deste estudo foram submetidos ao estimulo indutor Infecções Sexualmente Transmissíveis/Doenças Sexualmente Transmissíveis para construção de quadro de quatro casas, a partir de evocações livres. Os dados foram analisados através do software EVOC 2000. Os resultados evidenciaram que a estrutura das representações sociais do conhecimento sobre DST construído pelos adolescentes está associada aos elementos biológicos quando da observação do núcleo central e estreitamente vinculado à AIDS, sua principal forma de contágio e prevenção, quando da verificação do sistema periférico. Conclui-se que o ambiente escolar deve ser retomado como palco central na discussão das temáticas que permeiam o universo de seus educandos relacionado à importância da educação sexual com ênfase naprevenção de comportamentos de risco.