Níveis de composição corporal e aptidão cardiorrespiratória determinam a prevalência de doenças crônicas em pessoas acima de 40 anos?

Autores

  • José Manuel Pereira Gonçalves Centro de Aptidão Física e Funcional (Exercitare)

Palavras-chave:

Aptidão física, envelhecimento, obesidade, diabetes, hipertensão, dislipidemia

Resumo

O risco de morte associado à composição corporal em idosos pode ser mediado pela aptidão física, em particular a aptidão cardiorrespiratória. Utilizando uma amostra de 60 homens e 81 mulheres com idade igual ou maior que 40 anos foi avaliada a aptidão cardiorrespiratória (VO2max), a obesidade abdominal (PCU, RCQ, ICO), obesidade geral (IMC, %G, MG, IMG), massa corporal magra (MCM, IMCM). Foram realizadas comparações entre os níveis de aptidão cardiorrespiratória, avaliada a associação entre a idade, a aptidão cardiorrespiratória e os indicativos de obesidade e calculada a curva ROC e a Odds Ratio para o risco de diabetes, hipertensão e dislipidemia de cada variável. Houve associação inversa entre o VO2max, a idade e os indicativos de obesidade, seja ela abdominal ou geral. A obesidade abdominal e a prevalência de diabetes, hipertensão e dislipidemia foi maior no grupo menos apto, alem do que, a chance de se desenvolver estas doenças também foi associado a menor aptidão cardiorrespiratória. Nossos resultados indicam que a utilização dos indicativos de obesidade devem estar associados à aptidão cardiorrespiratória para a avaliação dos fatores de risco cardiovascular, particularmente com relação ao diabetes, a hipertensão e a dislipidemia nas pessoas com mais de 40 anos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-06-26

Como Citar

Pereira Gonçalves, J. M. (2013). Níveis de composição corporal e aptidão cardiorrespiratória determinam a prevalência de doenças crônicas em pessoas acima de 40 anos?. Saúde.Com, 10(1), 2-15. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/278

Edição

Seção

Artigos originais