Programa de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica: em busca de novos sentidos no processo de trabalho

Autores

  • Adilson Ribeiro dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Estratégia Saúde da Família, Garantia da Qualidade da Assistência à Saúde

Resumo

Com o intuito de ampliar o acesso e a qualidade da atenção básica, o Ministério da Saúde lança o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica que visa estruturar e melhorar o processo de trabalho dos profissionais que atuam nesse nível de atenção. O objetivo deste estudo é analisar a conformação e os resultados do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica realizado em um município da microrregião do sul da Bahia. Trata-se de um relato da experiência de execução do programa, que se iniciou em 2013, com a mudança na gestão municipal, perfazendo o primeiro quadrimestre de 2014. Como resultados, pode-se perceber que o programa é capaz de promover o reencontro dos profissionais com os princípios do trabalho da Atenção Básica, reforça as ações de apoio institucional, leva à sensibilização para uma consciência crítica e ao processo de avaliação tanto por parte dos usuários, como a autoavaliação dos profissionais. Possibilita ainda novas aquisições materiais para as unidades de saúde e a gratificação dos profissionais por desempenho. Por conseguinte, o programa se apresenta como uma importante estratégia para a melhoria do processo de trabalho na Atenção Básica, de modo que o maior conhecimento dos gestores sobre sua relevância impulsionaria as melhorias da gestão do Sistema Único de Saúde e a consolidação da Atenção Básica como forma de reorientação do modelo de atenção à saúde no Brasil.

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Publicado

2014-10-30

Como Citar

dos Santos, A. R. (2014). Programa de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica: em busca de novos sentidos no processo de trabalho. Saúde.Com, 10(3), 307-014. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/317

Edição

Seção

Relato de experiência