POTENCIALIDADES E DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE UM CURSO DE MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Iane Franceschet Sousa
  • José Carlos Souza
  • Eliadja Raiany Freire Moura
  • Thamires Durans Correa

Resumo

O artigo apresenta um relato de experiência sobre a implementação do curso de Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), enfatizando aspectos que contemplam os diferenciais na formação dos estudantes, de acordo com as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação médica. Na construção do curso, destaca-se o trabalho interdisciplinar dos docentes como uma potencialidade, o qual respaldou a construção dos módulos e dos cenários de ensino-aprendizagem, incluindo o ensino de Libras, bem como o módulo eletivo no sistema de saúde indígena local. Muitos desafios foram encontrados durante a trajetória do primeiro ano do curso, sobretudo relacionados à falta de condições na infraestrutura e nos recursos materiais necessários. Dessa forma, a necessidade de formar um novo perfil de médico voltado para atuar na integralidade e na resolutividade de problemas locais de saúde sobrepuja todos os percalços, principalmente no que tange a uma formação voltada para os grupos de indivíduos tratados desigualmente num contexto sócio-histórico.
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Publicado

2018-05-11

Como Citar

Franceschet Sousa, I., Carlos Souza, J., Raiany Freire Moura, E., & Durans Correa, T. (2018). POTENCIALIDADES E DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE UM CURSO DE MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Saúde.Com, 14(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/4034

Edição

Seção

Relato de experiência