A telessaúde como instrumento de educação em saúde: uma revisão da literatura

Autores

  • Renato Matias Dantas Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Isabella Talita Landim da Silva Santos Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
  • Josephy Cruz Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação, Telemedicina, Educação em Saúde

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo revisar e analisar a produção científica referente ao uso da telessaúde como instrumento de educação em saúde e sua contribuição para a formação inicial e continuada dos profissionais de saúde. Estudo de revisão narrativa de literatura com artigos publicados entre 2012-2016, nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde. Foram selecionados cinco artigos, segundo os critérios de inclusão. A tecnologia da informação é uma ferramenta valiosa na formação e atualização de conhecimentos para acadêmicos e profissionais. Assim, exemplos positivos foram verificados quando a telessaúde foi aplicada mediante a demanda dos serviços e numa qualidade técnica adequada. Ademais, foi possível reconhecer a necessidade da sensibilização dos profissionais para uma maior utilização dessas inovações. A telessaúde é importante para o processo de ensino-aprendizagem e seu emprego deve ser estimulado tanto na formação acadêmica quanto na capacitação continuada dos profissionais de saúde.

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Publicado

2017-03-06

Como Citar

Dantas, R. M., Landim da Silva Santos, I. T., & Araújo, J. C. (2017). A telessaúde como instrumento de educação em saúde: uma revisão da literatura. Saúde.Com, 12(4), 688-692. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/437