EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA FORMAÇÃO DE DISCENTES DE ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.22481/rsc.v14i4.4446Resumo
O objetivo deste estudo é realizar um levantamento na literatura nacional e internacional acerca das perspectivas de formação do discente de enfermagem no contexto da educação em saúde. Consiste em uma revisão integrativa baseada na consulta nas bases de dados do Portal da Biblioteca Virtual em Saúde e nas bases de dados Scopus e Web of Science a partir do Portal de Periódicos da Capes, utilizando os descritores “Health Education”, “Students, Nursing" e "Education, Nursing" e combinados com o operador booleano “AND”. Foram incluídos estudos originais, disponíveis na íntegra, publicados entre 2012 e 2016 que documentassem a perspectiva de formação do discente de enfermagem no contexto da educação em saúde, nos idiomas português, inglês e espanhol. Foi aplicado o critério de análise dos tópicos que proporcionou categorizar, elucidar e classificar os dados. Desse agrupamento mostra-se duas categorias: metodologias para a formação em educação em saúde e os estudos encontrados apontam que são oportunizadas as vivências em projetos de extensão, estágio supervisionado, estágio extracurricular, aprendizado em ambiente virtual; concepções de discentes de enfermagem sobre educação em saúde na formação na qual verifica-se a predominância da valorização da educação em saúde na formação e a necessidade de motivação na universidade para vivências em ambientes acadêmicos, assim como sociais. Observou-se que a formação em enfermagem demanda ensino crítico, flexível e ativo.