DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO ANDROID PARA PREVENÇÃO DA SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA (AIDS)

Autores

  • Ninalva de Andrade Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Silvio Arcanjo Matos Filho
  • Diego Santos Matos
  • Técio Ricardo Lordelo Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v15i2.4731

Palavras-chave:

Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, Vírus da Imunodeficiência Humana, Tecnologia da Informação, Educação em saúde

Resumo

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) apesar de ser, frequentemente, objeto de discussão da mídia em geral ainda está relacionada com desinformação em relação à prevenção e ao enfrentamento da infecção/doença. O estudo objetivou desenvolver um aplicativo do tipo Android, para uso nas ações de educação em saúde, com a intenção de prevenir a infecção pelo HIV/Aids; Identificar as contribuições do aplicativo Android, nas ações de educação em saúde e Promover ampla divulgação do aplicativo. O estudo de abordagem qualitativa constituiu pesquisa-ação desenvolvida em Jequié-Bahia como trabalho de conclusão de um curso de graduação em Sistema de Informação. Os resultados evidenciados na testagem do aplicativo com 60 alunos do segundo grau apontou para sua contribuição nas ações de educação em saúde relacionadas a prevenção e controle da infecção pelo vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e Aids, o qual poderá ser usado por vários grupos populacionais, por ser de fácil acesso, manipulação simples e agregar o lúdico a ação educacional.  A relevância deste estudo consiste na possibilidade de contribuir com as ações de educação em saúde sobre a infecção pelo HIV/Aids de forma a se obter minimização nos dados estatísticos do agravo e uma maior qualidade de vida e saúde das pessoas que já são portadoras do HIV/Aids.

 

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Publicado

2019-08-13

Como Citar

Santos, N. de A., Arcanjo Matos Filho, S., Santos Matos, D., & Lordelo Carvalho, T. R. (2019). DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO ANDROID PARA PREVENÇÃO DA SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA (AIDS). Saúde.Com, 15(2). https://doi.org/10.22481/rsc.v15i2.4731