Contribuições da monitoria de ensino na formação profissional em enfermagem: relato de experiência

Autores

  • RACHEL DE SÁ BARRETO LUNA CALLOU CRUZ UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI-URCA

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v17i1.4934

Palavras-chave:

Enfermagem, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever a experiência da monitoria de ensino da disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar em Saúde da Mulher vinculada ao Curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA), no município de Crato, Ceará. Foi realizado um relato de experiência da dinâmica processual de organização e desenvolvimento das atividades de monitoria e sua configuração ao longo de dois semestres consecutivos - primeiro e segundo semestres de 2018.  A motivação pela escrita do manuscrito se deu por meio da necessidade de expressar a reflexão que o processo vivido produziu nessa prática específica de formação acadêmica. Durante esse período, foram disponibilizadas, semanalmente, 20 horas a atividades referentes à monitoria, dentre elas, aulas práticas para os discentes em laboratório de semiologia da instituição, sob supervisão da professora orientadora, capacitações internas, revisões relacionadas a avaliações, resoluções de simulados e orientações para alunos sobre os cenários práticos nas maternidades e unidades básicas de saúde. A monitoria acadêmica possibilitou experiências exitosas para ambas as partes envolvidas. Oportunizou aos monitores o desenvolvimento de habilidades para o exercício da prática docente, além de proporcionar aos discentes um momento de troca de informações, contribuindo para o fortalecimento do processo ensino-aprendizagem.   

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 9394, 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 20 de dezembro de 1996.

PINTO MB, MEDEIROS CSA, ANDRADE LDF, SANTOS NCCB, ALBUQUERQUE AM, RAMALHO MNA. Monitoria Acadêmica: importância e contribuição para a formação do enfermeiro. Rev enferm UFPE on line. 2016; 10(6):1990-7.

FERNANDES DCA, FERNANDES HMA, BARBOSA ES, CHAVES MJC, NÓBREGA-THERRIEN SM. Contribuições da monitoria acadêmica na formação do aluno-monitor do curso de enfermagem: relato de experiência. Debates em educação. 2020; 12(27).

ANDRADE EGR, RODRIGUES ILA, NOGUEIRA LMV, SOUZA DF. Contribuição da monitoria acadêmica para o processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018; 71(suppl 4):1690-8.

BURGOS CN, BARICATI CCA, MARTINS JT, SCHOLZE AR, GALDINO MJQ, KARINO ME. Monitoria acadêmica na percepção dos estudantes de enfermagem. Rev. Enferm. UFSM. 2019; 9(e37):1-14.

NASCIMENTO JT, CARDOSO LTS, ARAÚJO LCN, OLIVEIRA VVN, SILVA ES, SILVA PJTG et al. Monitoria como espaço de iniciação à docência. REAS. 2021; 13(2).

TAVARES JS, OLIVEIRA FR, MAIA CMAFG, RODRIGUES WFG. Contribuições da monitoria de anatomia humana na formação acadêmica de estudantes de enfermagem: relato de experiência. Rev enferm UFPE on line. 2017; 11(8): 3176-9.

FRISON LMB. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições. 2016; 27(79): 133-53.

CHAVES USB, MARTINS AS, COSTA CCP, BISAGNI C, VIEIRA MLC, JESUS PBR. Relato de experiência da utilização de metodologias ativas na prática da monitoria de um curso de Enfermagem. Research, Society and Development. 2020; 9(9).

FONTES FLL, BEZERRA AMFA, SILVA HLL, SANTO IMBE, MARQUES TMC, MORAIS MJA et al. Utilização de metodologias ativas no curso de graduação em enfermagem: uma oportunidade de superação do modelo de ensino tradicional. Research, Society and Development. 2021; 10(1):1-10.

CORTEZ TRP. O indissociável tripé ensino, pesquisa e extensão na formação do profissional jurista apto a atuar nas demandas sociais. Revista Manus Iuris. 2020; 1(1):43-49.

TAVARES FMM, TAVARES WS. Elaboração de um instrumento de sistematização da assistência de enfermagem: relato de experiência. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. 2018; 8(esp.):1-8.

BARBOSA LBM, GOULART BF, BRACARENSE CF, REZENDE MP, VICENTE NG, SIMÕES ALA. ¬A monitoria de educação em saúde na enfermagem: relato de experiência. Rev enferm UFPE on line. 2017; 11(supl. 7):2979-84.

SOUZA JCO, LIMA NR, SILVA JUNIOR RR, LIMA NR, LIMA AJG, OLIVEIRA MRS et al. Impactos da monitoria acadêmica de anatomia Humana: Concepções de estudantes de enfermagem. Revista Enfermagem Atual In Derme. 2020; 94(32).

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

CRUZ, R. D. S. B. L. C. (2021). Contribuições da monitoria de ensino na formação profissional em enfermagem: relato de experiência. Saúde.Com, 17(1). https://doi.org/10.22481/rsc.v17i1.4934

Edição

Seção

Relato de experiência