Contribuições da monitoria de ensino na formação profissional em enfermagem: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.22481/rsc.v17i1.4934Palavras-chave:
Enfermagem, Ensino, AprendizagemResumo
Este artigo tem por objetivo descrever a experiência da monitoria de ensino da disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar em Saúde da Mulher vinculada ao Curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (URCA), no município de Crato, Ceará. Foi realizado um relato de experiência da dinâmica processual de organização e desenvolvimento das atividades de monitoria e sua configuração ao longo de dois semestres consecutivos - primeiro e segundo semestres de 2018. A motivação pela escrita do manuscrito se deu por meio da necessidade de expressar a reflexão que o processo vivido produziu nessa prática específica de formação acadêmica. Durante esse período, foram disponibilizadas, semanalmente, 20 horas a atividades referentes à monitoria, dentre elas, aulas práticas para os discentes em laboratório de semiologia da instituição, sob supervisão da professora orientadora, capacitações internas, revisões relacionadas a avaliações, resoluções de simulados e orientações para alunos sobre os cenários práticos nas maternidades e unidades básicas de saúde. A monitoria acadêmica possibilitou experiências exitosas para ambas as partes envolvidas. Oportunizou aos monitores o desenvolvimento de habilidades para o exercício da prática docente, além de proporcionar aos discentes um momento de troca de informações, contribuindo para o fortalecimento do processo ensino-aprendizagem.
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