A importância da integração ensino-serviço-comunidade em ações educativas voltadas para a promoção de saúde do idoso: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.22481/rsc.v18i3.9053Palavras-chave:
Educação Médica, Medicina Comunitária, Atenção Primária à Saúde, Humanização da Assistência, Saúde do IdosoResumo
O presente estudo busca relatar a experiência vivenciada por estudantes de Medicina sobre a importância da integração ensino-serviço-comunidade na promoção de saúde do idoso em uma Unidade de Saúde da Família do município de Jequié. Trata-se de um relato de experiência, cujas atividades educativas foram resultantes do módulo Práticas de Integração, Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC), no período de outubro de 2018 a setembro de 2019. Foram selecionados idosos residentes no município e cadastrados na Estratégia de Saúde da Família adscrita à região. Utilizou-se o Arco de Charles Maguerez para conhecimento do território, estabelecendo o diagnóstico situacional da comunidade e da Unidade. As informações obtidas com as técnicas aplicadas subsidiaram o preenchimento das planilhas operacionais do Planejamento e Programação Local em Saúde, contribuindo não só para a hierarquização dos problemas e da população mais acometida, mas também para a eleição das intervenções aplicadas aos idosos. A Política Nacional de Humanização foi fundamental para a interface entre o cuidado e a formação em saúde, atrelados à realização de visitas domiciliares e salas de espera. A maximização das práticas de educação e promoção à saúde dos idosos, a partir da integralidade da atenção, ressignificou os cuidados em saúde, impactando positivamente na formação dos futuros profissionais, voltados às necessidades do SUS, fortalecendo o tripé discentes-equipe-comunidade.
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