A importância da integração ensino-serviço-comunidade em ações educativas voltadas para a promoção de saúde do idoso: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rsc.v18i3.9053

Palavras-chave:

Educação Médica, Medicina Comunitária, Atenção Primária à Saúde, Humanização da Assistência, Saúde do Idoso

Resumo

O presente estudo busca relatar a experiência vivenciada por estudantes de Medicina sobre a importância da integração ensino-serviço-comunidade na promoção de saúde do idoso em uma Unidade de Saúde da Família do município de Jequié. Trata-se de um relato de experiência, cujas atividades educativas foram resultantes do módulo Práticas de Integração, Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC), no período de outubro de 2018 a setembro de 2019. Foram selecionados idosos residentes no município e cadastrados na Estratégia de Saúde da Família adscrita à região. Utilizou-se o Arco de Charles Maguerez para conhecimento do território, estabelecendo o diagnóstico situacional da comunidade e da Unidade. As informações obtidas com as técnicas aplicadas subsidiaram o preenchimento das planilhas operacionais do Planejamento e Programação Local em Saúde, contribuindo não só para a hierarquização dos problemas e da população mais acometida, mas também para a eleição das intervenções aplicadas aos idosos. A Política Nacional de Humanização foi fundamental para a interface entre o cuidado e a formação em saúde, atrelados à realização de visitas domiciliares e salas de espera. A maximização das práticas de educação e promoção à saúde dos idosos, a partir da integralidade da atenção, ressignificou os cuidados em saúde, impactando positivamente na formação dos futuros profissionais, voltados às necessidades do SUS, fortalecendo o tripé discentes-equipe-comunidade.

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Biografia do Autor

Carolina Rego Chaves Dias, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduanda em Medicina
Departamento de Saúde II
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, Bahia, Brasil

Valéria Fernandes de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduanda em Medicina
Departamento de Saúde II
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, Bahia, Brasil

Anne Araujo de Jesus Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduanda em Medicina
Departamento de Saúde II
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, Bahia, Brasil

Bráulio José Sanches Álvares Filho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduando em Medicina
Departamento de Saúde II
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, Bahia, Brasil

Saulo Vasconcelos Rocha, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Departamento de Saúde II
Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, Bahia, Brasil
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, Bahia, Brasil

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Publicado

2022-10-12

Como Citar

Rego Chaves Dias, C., Fernandes de Oliveira, V. ., Araujo de Jesus Oliveira, A., José Sanches Álvares Filho, B., & Vasconcelos Rocha, S. (2022). A importância da integração ensino-serviço-comunidade em ações educativas voltadas para a promoção de saúde do idoso: um relato de experiência. Saúde.Com, 18(3). https://doi.org/10.22481/rsc.v18i3.9053

Edição

Seção

Relato de experiência