Análise do discurso político de Demóstenes Torres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v1i1.13322

Palavras-chave:

Discurso político. Bakhtin. Demóstenes Torres.

Resumo

Este artigo se propõe a analisar o discurso político sob a perspectiva bakhtiniana de análise do dis-curso. A ênfase deste estudo é para a identificação dos principais conceitos bakhtinianos em discurso de ambiente político do ex-senador brasileiro Demóstenes Torres, em defesa de acusações de parti-cipar do chamado grupo de Cachoeira, ligado a contravenções. A análise mostrou características prototípicas do discurso político: a) busca de um eu idôneo, sentimental, vítima de articulação política, inocentemente envolvido em conluios e b) minimização das provas ao nível da insignificância, em outros casos indiretamente reclamando isonomia ou transferindo a responsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexsander Galhardo Da Rosa, Faculdade de Tecnologia do IPUC

Acadêmico do Curso de Letras – Habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa – FATIPUC, de Canoas/RS. Estudante de licenciatura. 

Daiane Paulo, Faculdade de Tecnologia do IPUC

Acadêmica do Curso de Letras – Habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa – FATIPUC, de Canoas/RS. Estudante de licenciatura.

Kelly de Oliveira Neckel, Faculdade de Tecnologia do IPUC

Acadêmica do Curso de Letras – Habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa – FATIPUC, de Canoas/RS. Estudante de licenciatura. 

Ronei Guaresi, Southwest Bahia State University

Licenciado em Letras pela Universidade do Contestado. Mestre em Linguística e Letras pela Pontifí-cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutor em Linguística e Letras pela Pontifícia Uni-versidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Ba-hia – UESB.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BARROS, D. L. P. de. Reflexões sobre os estudos do texto e do discurso. Língua e Literatura, São Paulo, n. 22, p. 181-199, 1996.

BRAIT, Beth. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. Campinas: Unicamp, 1987.

BRANDÃO, Maria Helena Nagamine. Introdução à análise do discurso. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1993.

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. Tradução: Fabiana Komesu et al. São Paulo: Contexto, 2004.

COURTINE, Jean-Jacques. Metamorfoses do discurso político: derivas da fala pública. Tradução: Nilton Milanez e Carlos Piovezani. São Carlos: ClaraLuz, 2006.

FERNANDES, Cleudemar. Análise do discurso: reflexões introdutórias. Goiânia: Trilhas Urbanas, 2005.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 5. ed. São Paulo: Loyola, 1996.

GREGOLIN, M. Foucault e Pêcheux na construção da análise do discurso: diálogos e duelos. São Carlos: ClaraLuz, 2004.

_______. Michel Pêcheux e a história epistemológica da lingüística. Revista Estudos da Linguagem, [S. l.], n. 1, p. 99-111, jun. 2005.

LEPARGNEUR, H. Introdução aos estruturalistas. São Paulo: Herder, 1972.

MUSSALIN, F.; BENTES, A. C. (org.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001. v. 3.

ORLANDI, Eni P. Análise do discurso: princípios & procedimentos. 6. ed. São Paulo: Pontes, 2005.

_______. Discurso e leitura. Campinas: Cortez/Editora da Unicamp, 1988.

_______ et al. Sujeito & discurso. São Paulo: Editora da PUC-SP, 1988b. (Série Cadernos PUC, 31).

PÊCHEUX, Michel. Sobre a (des)construção das teorias lingüísticas. Línguas e Instrumentos Lingüísticos, Campinas: Pontes, p. 7-31, 1999.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de lingüística geral. São Paulo: Cultrix, 1995.

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

DA ROSA, Alexsander Galhardo; PAULO, Daiane; NECKEL, Kelly de Oliveira; GUARESI, Ronei. Análise do discurso político de Demóstenes Torres. Língu@ Nostr@, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 03–13, 2013. DOI: 10.22481/lnostra.v1i1.13322. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/lnostra/article/view/15414. Acesso em: 30 jun. 2026.