O roleplaying game (RPG) como ferramenta dialógica para a promoção dos letramentos digital e literário
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13156Palavras-chave:
roleplaying game (RPG), letramento digital, letramento literário, multiletramentosResumo
O advento, no decorrer das últimas três décadas, das novas tecnologias de informação e comunicação levou a humanidade a sofrer mudanças drásticas em seu cotidiano, principalmente no que diz respeito às práticas letradas. Novas formas de letramento, que compõem o incontestável vernáculo multimodal (DALEY, 2010) da atualidade, composto por formas sígnicas vinculadas a gêneros discursivos inovadores que, em telas de diversos tipos e tamanhos, mesclam voz, escrita, imagem, música e vídeo, impulsionaram discussões que buscaram reinventar a acepção científica desse fenômeno, bem como o tratamento pedagógico das atividades sociais que dependem da língua escrita. Tendo em vista essa necessidade de reconfiguração da prática docente com vistas a acompanhar a imposição de um novo paradigma semiótico, este trabalho propõe o uso do roleplaying game (RPG), ou, em tradução literal, jogo de interpretação de papéis, como ferramenta dialógica que permite, entre outras possibilidades, a promoção dos letramentos digital e literário em sala de aula, pois se configura como um recurso lúdico. Para isso, discute-se a ideia de letramento, que hoje é comumente entendida por intermédio do conceito de multiletramentos, bem como se recorre a discussões específicas sobre o letramento literário e sobre o letramento digital. Em adição, fala-se sobre o que é o RPG, por meio de um breve histórico e da apresentação de suas principais características, e propõe-se o uso do mRPG, software que permite a criação personalizada de universos de RPG, apresentando-se um roteiro para seu uso e sugestões de tratamento de temas referentes à literatura com base nessa plataforma.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoievski. Tradução de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.
DALEY, E. Expandindo o conceito de letramento. Tradução de Solange Gervai. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 49, n. 2, p. 481-491, 2010.
DIAS, R. WebQuests: tecnologias, multiletramentos e a formação do professor de inglês para a era do ciberespaço. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, n. 4, p. 861-881, 2012.
FERNANDES, M. L. S.; ROMERO, C. S. Role-playing game (RPG): o lúdico como estímulo às questões literárias e textuais. Todas as Letras, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 251-262, 2016.
GRANDO, A.; TAROUCO, L. M. R. O uso de jogos educacionais do tipo RPG na educação. Revista Renote - Novas Tecnologias na Educação, [s. l.], v. 6, n. 1, jul. 2008.
ISER, W. O jogo do texto. In: LIMA, L. C. (org.). A literatura e o leitor: textos de Estética da Recepção. 2. ed. Tradução de Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. p. 105-118.
MORAIS, S. P.; ROCHA, R. Role-Playing Game (RPG): notas para o ensino-aprendizagem de história. História & Ensino, Londrina, v. 18, n. 1, p. 27-47, 2012.
PEREIRA, L. E. S.; BOTELHO, M. A. Entre o romance Crime e Castigo e o filme Aquarius: proposta de leitura intermidiática a partir do conceito de dialogismo. In: ENCONTRO DE CONTADORES DE HISTÓRIAS: CONTANDO E RECONTANDO A LITERATURA E SUAS HISTÓRIAS, 1., 2017. Anais [...]. [S. l.: s. n.], 2017.
SANTAELLA, L. Desafios da ubiquidade para a educação. Revista Ensino Superior Unicamp, Campinas, n. 9, 2013.
SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, 2004.
SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, 2002.
ZAPPONE, M. Modelos de letramento literário e ensino da literatura: problemas e perspectivas. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 11, n. 1, p. 49-60, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Língu@ Nostr@

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.