A palavra é retextualizar: uma proposta de sequência didática com os gêneros entrevista e reportagem no ensino da língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13160

Palavras-chave:

Sequência Didática, Gênero Textual, Produção de Texto

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar uma proposta de leitura e produção textual, com os gêneros entrevista e reportagem, utilizando-se o procedimento da sequência didática. A elaboração da Sequência Didática Entrevista reflexiva (Conhecendo minha escola), foi desenvolvida na disciplina de Ensino de Produção de Texto, do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, do Instituto Federal de Minas Gerais- Campus Ouro Preto, especificamente no segmento do Ensino Fundamental, neste caso o 9° ano. O Objetivo da sequência didática é a produção de textos multimodais por meios dos gêneros entrevista e reportagem, buscando desenvolver habilidades de produção oral e escrita, com base nas orientações da BNCC. Como metodologia propusemos a análise da sequência didática apresentada nesse trabalho, ancorada nos pressupostos teóricos acerca do ensino de língua portuguesa, no que diz respeito a elaboração de sequência didática, estudo de gêneros textuais, leitura e escrita e retextualização e produção de textos. O ensino de língua Portuguesa deve contemplar r as possibilidades do uso de linguagem Considerando as práticas de ensino de gêneros textuais, a reflexão a que o trabalho se propõe a fazer, poderá dinamizar as propostas de atividades concretas, de produção de textos orais e escritos, nos contextos de ensino- aprendizagem. Por fim, o trabalho com os gêneros entrevista e reportagem propiciam aos discentes a participação na construção de sentindo do texto efetivando, deste modo, a aquisição da linguagem. Assim, ao organizar o ensino de língua portuguesa o docente deve preocupar-se em ensinar aos seus discentes o domínio dos gêneros de modo gradual e para se trabalhar o gênero escolhido são utilizadas as sequências didáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, I. Questões envolvidas na análise de textos. In: Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. p. 45-65.

ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola, 2009.

BALTAR, M. Competência discursiva e gêneros textuais: uma experiência com o jornal de sala de aula. Caxias do Sul: EDUCS, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, [2018?]. p. 140-143. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 7 jul. 2019.

CARVALHO, M. P. de. Gênero, raça e avaliação escolar: um estudo com alfabetizadoras. Cadernos de Pesquisa, [s. l.], v. 39, n. 138, p. 837-866, set./dez. 2009.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.

FIAD, R. S. Reescrita de textos: uma prática social e escolar. Organon, Porto Alegre, v. 23, p. 147-159, 2009.

GERALDI, J. W. No espaço do trabalho discursivo, alternativas. In: GERALDI, J. W. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 115-217.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: BEZERRA, M. A.; DIONISIO, A.; MACHADO, A. R. (org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MEDINA, C. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

MENDES, E. C. da C.; JESUS, L. M. de. Retextualizações multimodais: ensaios com estudantes do ensino médio. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 43, n. 76, mar. 2018. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/11158. Acesso em: 15 jul. 2019.

RIBEIRO, A. E. Multimodalidade e produção de textos: questões para o letramento na atualidade. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 38, p. 21-34, 2013.

Downloads

Publicado

2020-11-08

Como Citar

BENTO, Elaine Gonçalo; CAMPIDELE, Daiene Aparecida. A palavra é retextualizar: uma proposta de sequência didática com os gêneros entrevista e reportagem no ensino da língua portuguesa. Língu@ Nostr@, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 330–348, 2020. DOI: 10.22481/lnostra.v8i1.13160. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/lnostra/article/view/16627. Acesso em: 30 jun. 2026.

Edição

Seção

Artigos - Dossiê