O parâmetro do sujeito nulo na Aquisição do Português L2 (Null subject parameter in L2 Portuguese Acquisition)

Autores

  • Gildete Rocha Xavier Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.22481/el.v7i2.1094

Palavras-chave:

Gramática gerativa, Princípios e parâmetros, Aquisição de segunda língua, Sujeito nulo, Generative grammar, Principles and parameters, Second language acquisition, Null subject

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar como se dá a aquisição do sujeito nulo do Português Brasileiro L2 por falantes nativos de Inglês e Italiano em situação de imersão. A pesquisa desenvolve-se no âmbito da gramática gerativa, (CHOMSKY, 1981, 1986, 1993, 1995, 2000). As questões da pesquisa estão relacionadas à questão do acesso à Gramática Universal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gildete Rocha Xavier, Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs/Brasil)

Gildete Rocha Xavier é Doutora em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana. Membro dos seguintes grupos de pesquisa: Aquisição do Português como segunda língua (L2) – UEFS, Grupo de Pesquisa das Estruturas Gramaticais e de Aquisição da Linguagem – UESB, Grupo de Pesquisa em Estudos da Língua(gem) – UESB. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Aquisição de Linguagem. Sua principal área de pesquisa está relacionada à Aquisição de L2 por adultos.

Referências

ADJEMIAN, C. On the Nature of Interlanguage System. Language Learning. v. 26, n. 2, p. 297-320, 1976.
BARBOSA, P.; DUARTE, M. E. L.; KATO, M. A. Null subjects in European and Brazilian Portuguese. Journal of Portuguese Linguistics. Lisboa, v.4, n.2, p.11-52, 2005.
BLEY-VROMAN, R. What is the logical problem of foreign language learning? In: GASS, S. M.; SCHACHTER, J. (Ed.). Linguistic perspectives on second language Acquisition. Cambridge, Cambridge University Press, 1989. p. 41-68.
CHOMSKY, N. Principles and parameters in syntactic theory. In: HORNSTEIN, N.; LIGHTFOOT, D. (Ed.). Explanation in Linguistics: the logical problem of language acquisition. London: Longman, 1981. p. 32-75.
_____. Some concepts and consequences of the theory of government and binding. Cambridge: MIT Press, 1982.
_____. Knowledge of language: its nature, origin and use. New York: Praeger, 1986.
_____. A minimalist program for linguistic theory. In: HALE, K.; KEYSER, S. J. (ed.). The view from Building 20: essays in Linguistics in honor of Sylvain Bromberger. Cambridge, MA: MIT Press, 1993. p. 1-52.
_____. The minimalist program. Cambridge, MA: MIT Press, 1995.
_____. New horizons in the study of language and mind. Cambridge, MA: CUP, 2000.
CLAHSEN, H. Parameterized grammatical theory and language acquisition: a study of the acquisition of verb placement and inflection by children and adults. In: In: FLYNN, S.; O’NEIL W. (Ed.). Linguistic theory in second
language acquisition. Drodrecht: Kluwer, 1988. p. 47-75.
O’NEIL W. (ed.). Linguistic theory in second language acquisition. Drodrecht: Kluwer, 1988. p. 47-75.
CLAHSEN, H.; MUYSKEN, P. The availability of universal grammar to adult and child learners: a study of the acquisition of German word order. Second Language Research, v. 2, p. 93-119, 1986.
CLAHSEN, H.; MUYSKEN, P. How adult second language learning differs form child first language development. Behavioral and Brain Sciences, Cambridge, v. 19, n. 4, p. 721-723, 1996.
DUARTE, M. E. L. A perda do princípio “evite pronome” no Português Brasileiro. 151 f. Tese (Doutorado em Lingüística). Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, 1995.
EPSTEIN, S.; FLYNN, S.; MARTOHARDJONO, G. Second language acquisition: theoretical and experimental issues in contemporary research. Behavioral and Brain Sciences, Cambridge, n. 19, p. 677-758, 1996.
FLYNN, S. A parameter-setting model of L2 acquisition. Dordrecht: Reidel, 1987.
FONSECA, H. D. C. Aquisição da sintaxe da negação no Português Brasileiro como segunda língua (L2). 120 f. Tese [Doutorado em Lingüística]. Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, 2005.
HUANG, C. T. James. On the distribution and reference of the empty categories. Linguistic Inquiry, Cambridge, v. 15, p. 531-74, 1984.
HYAMS, N. Language acquisition and the theory of parameters. Dordrecht: Foris, 1986.
KATO, M. Strong and week pronominals in the null subject parameter. PROBUS, Berlin . New York, n. 11 p. 1-37, 1999a.
KATO, M. Questões atuais da aquisição de L1 na perspectiva da teoria de princípios e parâmetros. Cadernos de Estudos Lingüísticos, Campinas, São Paulo: n. 36, p.c11-16, 1999b.
KATO, M. The partial pro-drop nature and the restricted VS order in Brazilian Portuguese. In: KATO, M.; NEGRÃO, E. (ed.). Brazilian Portuguese and the null subject parameter. Frankfurt: Vervuert-Iberoamericana, 2000. p. 223-58.
KATO, M. A evolução da noção de parâmetros. D.E.L.T.A. São Paulo, v. 18, n. 2, p. 309-37, 2002.
KATO, M. A gramática do letrado: questões para a teoria gramatical. In: MARQUES, M. A.; KOLLER, E.; TEIXEIRA, J.; LEMOS, A. S. (Org.).Ciências da linguagem: trinta anos de investigação e ensino. Braga, CEHUM: Universidade do Minho, 2005. p. 131-45,
MAGALHÃES, T. M. V. O sistema pronominal sujeito e objeto na aquisição do português europeu e do Português Brasileiro.Tese [Doutorado em Lingüística]. Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, 2006.
ROEPER T. On universal bilingualism. Bilingualism: Language and Cognition, Cambridge, v. 2, n. 3, p.169-86, 1999.
SELINKER, L. Interlanguage. International Review of Applied Linguistics, v. 10, p. 209-31, 1972.
SIGURDSSON, H. A. Argument-drop in Old Icelandic. Língua, Amsterdam, v. 89, p. 247-80, 1993.
SIMÕES, L. Sujeito nulo na aquisição do Português Brasileiro: um estudo de caso. Tese (Doutorado em Lingüística), PUCRS, Porto Alegre, 1997.
WHITE, L. The pro-drop parameter in adult second language acquisition. Language Learning, Michigan, v. 35, p. 47-61, 1985a.
WHITE, L. Is there a ‘logical problem’ of second language acquisition? TESL Canada Journal/Revue TESL du Canadá, Ontario, v. 2, p.29-41, 1985b.
WHITE, L. Universal grammar and second language acquisition. Amsterdam and Philadelphia: John Benjamins, 1989.
XAVIER, Gildete R. Português Brasileiro como segunda língua: um estudo sobre o sujeito nulo. 213 f. Tese (Doutorado em Lingüística). Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, Capinas, 2006.

Downloads

Publicado

2009-12-01

Como Citar

XAVIER, G. R. O parâmetro do sujeito nulo na Aquisição do Português L2 (Null subject parameter in L2 Portuguese Acquisition). Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 7, n. 2, p. 133-162, 2009. DOI: 10.22481/el.v7i2.1094. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/1094. Acesso em: 25 abr. 2024.