Linguagem e mudança social na perspectiva da Análise Crítica do Discurso: a extensão universitária enquanto espaço de diálogo e (re)significação de saberes (Language and social change …)

  • Antonio Escandiel Souza UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA (UNICRUZ/BRASIL)
  • Aline Aparecida Cezar Costa UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA (UNICRUZ/BRASIL)

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões acerca da extensão universitária como espaço dialógico de construção de conhecimentos e contextualiza a universidade enquanto espaço de mudança das práticas sociais. Apresenta a extensão universitária como potência para práticas dialógicas de aprendizagem e forma de inspirar novas possibilidades para mudança e transformação social. Busca explicitar a linguagem pela perspectiva multidimensional e dialética do discurso, tendo por base a teoria da análise Crítica de Discurso (ACD), de Fairclough (2001).Também traz a concepção freireana, para o qual diálogo é um princípio educativo emancipador que promove no pensar crítico, na ação-reflexão, a mudança e transformação de mundo.

Publicado
2017-12-31
Como Citar
SOUZA, Antonio Escandiel; COSTA, Aline Aparecida Cezar. Linguagem e mudança social na perspectiva da Análise Crítica do Discurso: a extensão universitária enquanto espaço de diálogo e (re)significação de saberes (Language and social change …). Estudos da Língua(gem), [S.l.], v. 15, n. 2, dez. 2017. ISSN 1982-0534. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/3547>. Acesso em: 16 ago. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/el.v15i2.3547.