v. 15 n. 36 (2019): Edição Especial

					Visualizar v. 15 n. 36 (2019): Edição Especial
Publicado: 2019-12-04

Páginas iniciais

Editorial

Dossiê temático

  • Dossiê

    Lygia de Sousa Viégas, Aline Lima da Silveira Lage, Fauston Negreiros
    13-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5857
  • MEDICALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE SURDOS: O CASO DO INES POR PROFESSORES E ALUNOS

    Aline Lima da Silveira Lage, Celeste Azulay Kelman
    19-42
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5858
  • POLÍTICAS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO NO BRASIL E SEU IMPACTO SOBRE AS ESCOLAS

    Marcos Roberto Vieira Garcia
    43-60
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5859
  • PATOLOGIZAÇÃO DA TIMIDEZ: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Fauston Negreiros, Thaisa da Silva Fonseca, Tatiane dos Santos Costa
    61-83
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5860
  • PROBLEMAS DE ESCOLARIZAÇÃO, MEDICALIZAÇÃO E DOCÊNCIA: OUTROS OLHARES

    Fernanda Fochi Nogueira Insfran, Ana Guimarães Corrêa Ramos Muniz, Gleiciene Gomes de Araujo
    84-107
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5861
  • EXCESO DE ATENCIÓN: DE LA COMPOSICIÓN DE UN TRASTORNO EN LA ESCUELA CHILENA

    Hugo Sir, Isis Castañeda, Esteban Radiszcz
    108-130
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5862
  • EXCESS OF ATTENTION. THE CONSTRUCTION OF A DISORDER IN CHILEAN SCHOOLS

    Hugo Sir, Isis Castañeda, Esteban Radiszcz
    131-153
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5882
  • TEM REMÉDIO PARA A EDUCAÇÃO? CONSIDERAÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

    Silvana Calvo Tuleski, Adriana de Fátima Franco, Fernando Wolf Mendonça, Marcelo Ubiali Ferracioli, Nadia Mara Eidt
    154-177
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5863
  • O DIAGNÓSTICO DE TDAH NA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES COM QUEIXA ESCOLAR

    Maria Izabel Souza Ribeiro, Lygia de Sousa Viégas, Elaine Cristina de Oliveira
    178-201
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5864
  • A ARTE PEDE PASSAGEM: EM BUSCA DA DESMEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

    Camila Silva Marques Serrati, Anabela Almeida Costa e Santos Peretta
    202-223
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5865
  • VAMOS BRINCAR DE (DES)MEDICALIZAÇÃO

    Hélio da Silva Messeder Neto
    224-244
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5866
  • MEDICALIZACIÓN Y NEOLIBERALISMO: IMAGINANDO OTROS FUTUROS EN LOS COLEGIOS

    Sebastián Rojas Navarro
    245-264
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5867
  • MEDICALISATION IN NEOLIBERAL CONTEXTS: IMAGINING OTHER FUTURES IN SCHOOLS

    Sebastián Rojas Navarro
    265-284
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5886

Artigos

  • CONOCIMIENTOS Y HABILIDADES DE ESTUDIANTES DE KINESIOLOGÍA PARA LA PRÁCTICA BASADA EN EVIDENCIAS

    Keyla Iane Donato Brito Costa, Berta Leni Costa Cardoso, Nicolas Sotero Rodriguez León
    285-296
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5868
  • INTERNET PARA OS GANHOS DOS ESTUDANTES: LOCAL DE TRABALHO OU ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO

    Liana R. Khusainova, Olga G. Tavstukha, Irina V. Bukharova, Olesya V. Samsonova, Hibi K. Aliyev, Sergey A. Gerasimenko, Ludmila P. Ovchinnikova
    297-307
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5871
  • STRENGTHENING THE PRACTICAL COMPONENT IN THE ENVIRONMENTAL TRAINING OF FUTURE ENGINEERS

    Nadezhda N. Maslennikova, Ilzira I. Gibadulina
    308-318
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5889
  • STUDENT SOCIO-PSYCHOLOGICAL EXPECTATIONS FROM STUDYING IN HIGHER EDUCATION INSTITUTION: SATISFACTION DEGREE AND IMPLEMENTATION EVALUATION

    Rimma R. Khanmurzina, Denis G. Shelevoi, Larisa I. Tararina, Elena Yu. Mazhuga, Maxim S. Fabrikov, Larisa A. Kosolapova, Anna I. Skorobogatova, Maria A. Matveeva
    319-329
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5890
  • SERIAM OS FUNCIONÁRIOS ACRÍTICOS E DESCONHECEDORES DO QUE FAZ UM ESTUDANTE GOSTAR DE SUA ESCOLA?

    Bruno Cajado, Heitor Lesquives, Marlécio Maknamara
    330-347
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5891
  • OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO RS: SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA, REPRESENTAÇÃO E LIDERANÇA ENTRE SECUNDARISTAS

    Ricardo Gonçalves Severo, Sérgio Botton Barcellos Botton Barcellos, Mário Augusto Correia San Segundo
    348-366
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5892
  • THE CONJUNCTION ADAPUN IN THE INDONESIAN LANGUAGE

    Umi Kulsum, Cece Sobarna, Tajudin Nur, Wagiati P.
    367-385
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5893
  • PROFESSIONAL ADAPTATION OF FUTURE SPECIALISTS WHILE STUDYING AT UNIVERSITY

    Natalia G. Shubina, Tamara P. Belikova, Olesya A. Lazutkina
    386-397
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5896
  • A LITERATURA INFANTIL E AS MATEMÁTICAS: CONTEXTO DAS HISTÓRIAS E GRANDEZAS E MEDIDAS

    Cinthia Peres Pacifico Gonçalves, Marta Cristina Cezar Pozzobon
    398-414
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5897
  • O FUTURO PODE TER MUITOS NOMES: SIGNIFICANDO O FOREGROUND

    Mônica Tessaro, Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi
    415-432
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5898
  • ASPECTOS DA VALORIZAÇÃO DOCENTE EM NARRATIVAS DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Valdete Aparecida Fernandes Moutinho Gomes, Celia Maria Fernandes Nunes, Karla Cunha Pádua
    433-451
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5899
  • BLOSSOMING COMPLEXITY” OF NATIONAL WORLD PERCEPTION AND A GLOBAL DIGITAL SHIFT: CONCEPTUAL AND METHODOLOGICAL ANALYSIS

    Tatiana G. Leshkevich, Marina A. Nikulina, Bika B. Dzhamalova, Pari G. Shuaipova
    452-464
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5900
  • A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE A SERVIÇO DE FORMAR-SE PARA OS PROCESSOS ESCOLARES INCLUSIVOS

    Mayara Costa da Silva, Clarissa Haas
    465-493
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5901
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONCEPÇÃO DOS GESTORES DE DOIS SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO CATARINENSES

    Lessandra Mariléia Silvano Pedro, Antonio Serafim Pereira
    494-513
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5902
  • AS PRÁTICAS DE LEITURA DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

    Rosana Mara Koerner, Márcia Nagel Cristofolini, Débora Duarte Monney
    514-530
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5904
  • A INCLUSÃO DE SUJEITOS E CULTURAS SUBALTERNIZADAS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: REFLEXÕES EPISTÊMICAS DECOLONIAIS

    Claudeney Licínio Oliveira, Adolfo Ramos Lamar
    531-551
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5905
  • THE INTERCONNECTION OF INHIBITORY CONTROL AND THE INTERNAL PICTURE OF HEALTH IN PRIMARY SCHOOLCHILDREN

    Vera S. Merenkova, Oksana E. Elnikova
    552-565
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5929
  • HERMENÊUTICA E EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANS-GEORG GADAMER E JÜRGEN HABERMAS

    Anderson de Alencar Menezes, Darlan do Nascimento Lourenço
    566-582
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5912
  • CORPORATE CULTURE OF EDUCATIONAL ORGANIZATION AS A FACTOR OF INFLUENCING THE SOCIAL HEALTH OF THE RUSSIAN STUDENT YOUTH

    Karina S. Chikaeva, Nataliia V. Gorbunova, Vladimir A. Vishnevskij, Nataliia Iu. Fominykh, Iuliia V. Gluzman, Valentina I. Odintsova
    583-598
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5935
  • THE DEVELOPMENT OF COMMUNICATIVE COMPETENCE OF UNIVERSITY STUDENTS IN THE PROCESS OF THEIR PROFESSIONAL TRAINING

    Olga L. Nazarova, Svetlana V. Rudakova, Tatiana V. Akasheva, Svetlana S. Velikanova, Anastasiia A. Bakholskaia, Oksana P. Chernykh
    599-609
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5936
  • “MATHEMATICA” IN TEACHING STUDENTS MATHEMATICS

    Anton N. Karamyshev, Zhanna I. Zaytseva
    610-621
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5937
  • POPULARIZATION OF SPIRITUAL AND MORAL EDUCATION OF STUDENTS USING SOCIAL AND CULTURAL ACTIVITY

    Elena V. Kharkovskaya, Natalya V. Posokhova, Nina V. Efremova, Elena V. Miroshnichenko, Elena S. Shtanko
    622-633
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5939
  • TEACHING AND UPBRINGING OF STUDENTS IN HIGHER EDUCATIONAL INSTITUTIONS, TAKING INTO ACCOUNT THE REQUIREMENTS OF A LEARNER-CENTRED APPROACH

    Olga L. Nazarova, Olga V. Mikhina, Tatyana Yu. Baklykova, Roman R. Vakhitov, Svetlana S. Velikanova, Oksana P. Chernykh
    634-644
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5940
  • A TRIANGULAÇÃO NA PESQUISA CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO

    Lanuzia Tércia Freire de Sá, Ana Lúcia Sarmento Henrique
    645-660
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5941
  • THE WAYS AND MODELS OF HIGHER EDUCATION DEVELOPMENT

    Marat R. Safiullin, Aliya A. Shugaepova, Dilyara I. Shakirzyanova
    661-672
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5951
  • THE FORMALIZED ASSESSMENT OF EFFICIENCY OF THE REGIONAL HIGHER SCHOOL THROUGH THE PRISM OF THE RATIO OF ENTRANCE AND OUTPUT STREAM SIZES

    Marat R. Safiullin, Aliya A. Abdukaeva, Leonid A. Elshin
    673-686
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5952
  • ADAPTATION OF LEAN PRODUCTION TOOLS TO EDUCATIONAL ACTIVITIES OF UNIVERSITIES

    Svetlana A. Kucheryavenko, Irina V. Chistnikova, Boris A. Thorikov, Anastasia N. Nazarova
    687-705
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5956