Típico versus atípico no desenvolvimento da escrita: Uma visão da complexidade

Autores

  • Laís Rodrigues Silva Bockorni Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Nirvana Ferraz Santos Sampaio Southwest Bahia State University image/svg+xml
  • Maria de Fátima Baia Southwest Bahia State University image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v7i1.13180

Palavras-chave:

Desenvolvimento de Escrita, Sistemas Adaptativos Complexos, Dislexia

Resumo

O presente artigo visa discutir a relação entre o típico e atípico no desenvolvimento da escrita. Nosso embasamento teórico é um diálogo entre o paradigma dos Sistemas Adaptativos Complexos (LARSEN-FREEMAN, 1997; BAIA, 2013; STIRLING, 2014; SOARES, 2016) e a Neurolinguística Discursiva (COUDRY, 2002; COUDRY, BORDIN, 2019), visto que cremos que essa abordagem pode acrescentar uma nova perspectiva aos estudos de desenvolvimento da escrita. Analisamos dados de dois sujeitos, ML (ABAURRE, FIAD, MAYRINK-SABINSON, 1997), com desenvolvimento típico, e AC (PEROTTINO et al, 2019), com desenvolvimento atípico - diagnóstico de dislexia, a fim de discutir o desenvolvimento da escrita como um sistema complexo.

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Referências

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Publicado

2019-12-17

Edição

Seção

Artigos - Dossiê