Uma proposta de ensino-aprendizagem da ortografia do português brasileiro

Autores

  • Fernanda Taís Brignol Guimarães Universidade Católica de Pelotas image/svg+xml
  • Vinícius Oliveira De Oliveira Universidade Católica de Pelotas image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v3i1.13281

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem da ortografia.Regularidadese irregularidades do sistema ortográfico brasileiro.Intervenção pedagógica.

Resumo

Buscamos, neste artigo, avaliar o desempenho ortográfico de uma criança de 09 anos de idade,  aluna do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Bagé/RS. Para tanto, nos valemos dos estudos de Morais (2008) e da aplicação do roteiro de observação ortográfica, proposta por Zorzi (1998). Ao final do trabalho, propomos uma atividade de intervenção pedagógica, a qual visa intervir de forma sistematizada no aprendizado da aluna, auxiliando-a na compreensão do funcionamento do sistema ortográfico brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Taís Brignol Guimarães, Universidade Católica de Pelotas

Mestranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas–UCPel e bolsista CAPES. 

Vinícius Oliveira De Oliveira, Universidade Católica de Pelotas

Mestrando em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas–UCPel e bolsista CNPq. 

Referências

MORAIS, A.G.. Ortografia: ensinar e aprender. 4ª Ed. São Paulo: Ática, 2008.ZORZI, J.L. Aprender a escrever: a apropriação do sistema ortográfico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Downloads

Publicado

2019-07-05

Edição

Seção

Artigos - Dossiê