Uma proposta de ensino-aprendizagem da ortografia do português brasileiro

Autores/as

  • Fernanda Taís Brignol Guimarães Universidade Católica de Pelotas image/svg+xml
  • Vinícius Oliveira De Oliveira Universidade Católica de Pelotas image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v3i1.13281

Palabras clave:

Ensino-aprendizagem da ortografia.Regularidadese irregularidades do sistema ortográfico brasileiro.Intervenção pedagógica.

Resumen

Buscamos, neste artigo, avaliar o desempenho ortográfico de uma criança de 09 anos de idade,  aluna do 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Bagé/RS. Para tanto, nos valemos dos estudos de Morais (2008) e da aplicação do roteiro de observação ortográfica, proposta por Zorzi (1998). Ao final do trabalho, propomos uma atividade de intervenção pedagógica, a qual visa intervir de forma sistematizada no aprendizado da aluna, auxiliando-a na compreensão do funcionamento do sistema ortográfico brasileiro.

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Biografía del autor/a

Fernanda Taís Brignol Guimarães, Universidade Católica de Pelotas

Mestranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas–UCPel e bolsista CAPES. 

Vinícius Oliveira De Oliveira, Universidade Católica de Pelotas

Mestrando em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas–UCPel e bolsista CNPq. 

Citas

MORAIS, A.G.. Ortografia: ensinar e aprender. 4ª Ed. São Paulo: Ática, 2008.ZORZI, J.L. Aprender a escrever: a apropriação do sistema ortográfico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Publicado

2019-07-05

Número

Sección

Artigos - Dossiê