O livro didático de português como instrumento mediador para o letramento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v3i1.13280

Palavras-chave:

Gêneros textuais. Letramento.Livro didático. Ensino.

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar um livro didático de língua portuguesa, observando se ele utiliza gêneros textuais e de que forma ele os explora. Para tanto, foram discutidos os conceitos de alfabetização e letramento, com base no que diz Mary Kato, Leda V. Tfouni e Magda Soares. O nosso trabalho também tem como objetivo mostrar a definição de gêneros textuais, para, a partir de então, analisarmos o letramento como apropriação desses gêneros. Foi possível depreender, no decorrer da pesquisa, que é de fundamental importância que o ensino de língua portuguesa tome como base o que prega o letramento, pois, o trabalho com gêneros faz com que o aluno conviva, na escola, com situações reais de uso da língua, facilitando, assim, a aprendizagem.

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Biografia do Autor

Gizelle Macedo, Southwest Bahia State University

Discente do curso de Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Ronei Guaresi, Southwest Bahia State University

Professor Doutor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Referências

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Publicado

2019-07-05

Edição

Seção

Artigos - Dossiê