O livro didático de português como instrumento mediador para o letramento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v3i1.13280

Palabras clave:

Gêneros textuais. Letramento.Livro didático. Ensino.

Resumen

O objetivo desse artigo é analisar um livro didático de língua portuguesa, observando se ele utiliza gêneros textuais e de que forma ele os explora. Para tanto, foram discutidos os conceitos de alfabetização e letramento, com base no que diz Mary Kato, Leda V. Tfouni e Magda Soares. O nosso trabalho também tem como objetivo mostrar a definição de gêneros textuais, para, a partir de então, analisarmos o letramento como apropriação desses gêneros. Foi possível depreender, no decorrer da pesquisa, que é de fundamental importância que o ensino de língua portuguesa tome como base o que prega o letramento, pois, o trabalho com gêneros faz com que o aluno conviva, na escola, com situações reais de uso da língua, facilitando, assim, a aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Gizelle Macedo, Universidad Estatal del Sudoeste de Bahía

Discente do curso de Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Ronei Guaresi, Universidad Estatal del Sudoeste de Bahía

Professor Doutor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Citas

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Publicado

2019-07-05

Número

Sección

Artigos - Dossiê