A leitura na Educação Infantil: a proposta da Base Nacional Comum Curricular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/232521.9.1-20

Palabras clave:

Leitura, Educação Infantil, Base Nacional Comum Curricular

Resumen

O presente artigo busca analisar, por meio de pesquisa qualitativa, como a leitura para a Educação Infantil é retratada na Base Nacional Comum Curricular, bem como quais as habilidades as crianças deverão desenvolver ao final de cada etapa, os gêneros textuais apresentados nessas fases (bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas) e as mudanças advindas com as transformações sociais e digitais no mundo da leitura. A Base Nacional Comum Curricular nasce de a necessidade ter-se uma base comum para a elaboração dos currículos nacionais, ela não é algo novo, vem sendo prevista e desejada desde a Constituição Federal de 1988, todavia também neste documento, prevê-se a parte diversificada que respeita e valoriza as peculiaridades de cada região. Os pressupostos teóricos assumidos nesta pesquisa foram Cosson (2021 e 2009), Martins (1994), Maguel (2004), Leffa (1996) que teorizam o que é a leitura e sua historicidade; Bajard (2007), Solé (2003), Gabriel e Moraes (2017), Brandão (2011) e Yunes (2021) que investigam acerca das dimensões da leitura, além de um olhar mais criterioso acerca da Base Nacional Comum Curricular (2017).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-12-19

Número

Sección

Artigos - Dossiê