A leitura na Educação Infantil: a proposta da Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.29327/232521.9.1-20Palavras-chave:
Leitura, Educação Infantil, Base Nacional Comum CurricularResumo
O presente artigo busca analisar, por meio de pesquisa qualitativa, como a leitura para a Educação Infantil é retratada na Base Nacional Comum Curricular, bem como quais as habilidades as crianças deverão desenvolver ao final de cada etapa, os gêneros textuais apresentados nessas fases (bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas) e as mudanças advindas com as transformações sociais e digitais no mundo da leitura. A Base Nacional Comum Curricular nasce de a necessidade ter-se uma base comum para a elaboração dos currículos nacionais, ela não é algo novo, vem sendo prevista e desejada desde a Constituição Federal de 1988, todavia também neste documento, prevê-se a parte diversificada que respeita e valoriza as peculiaridades de cada região. Os pressupostos teóricos assumidos nesta pesquisa foram Cosson (2021 e 2009), Martins (1994), Maguel (2004), Leffa (1996) que teorizam o que é a leitura e sua historicidade; Bajard (2007), Solé (2003), Gabriel e Moraes (2017), Brandão (2011) e Yunes (2021) que investigam acerca das dimensões da leitura, além de um olhar mais criterioso acerca da Base Nacional Comum Curricular (2017).
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