Estudo de caso de uma criança adquirindo a fonologia do português brasileiro: a emergência de templates

Autores/as

  • Maria de Fátima de Almeida Baia Universidad Estatal del Sudoeste de Bahía image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v2i1.13316

Palabras clave:

Templates.Sistemas Dinâmicos.Aquisição de linguagem.Auto-organização.

Resumen

Este estudo investiga a manifestação dos templates na aquisição inicial do português brasileiro e segue a perspectiva dinâmica de desenvolvimento e a Whole-Word Phonology. Após analisar a fala de uma criança de 9 a 24 meses, observamos momentos de uso e desuso de templates ao longo das sessões. Concluímos que a variabilidade no desenvolvimento fonológico ocorre devido à manifestação de templatese ao princípio da auto-organização

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria de Fátima de Almeida Baia, Universidad Estatal del Sudoeste de Bahía

Professora doutora adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.  

Citas

BAIA, M.F.A. Os templates no desenvolvimento fonológico: o caso do português brasileiro. Tese de doutorado: FFLCH/USP, 2013.DE BOT,K.Second language development as a Dynamic System.The Modern Language Journal, vol. 92, 166-178, 2008.GEERT, P.; DIJK, M. Focus on variability: new tools to study intra-individual variability in developmental data. Infant Behavior & Development25, 340-374, 2002.HURCH, B.Studies on reduplication (intro). New York: Mounton de Gruyter, 2004.KELSO,J.A.S.Dynamical Patterns: The Self-Organization of Brain and Behavior. Cambridge: MIT Press,1995.SANTOS, R.S. A Aquisição do Ritmo em Português Brasileiro.Projeto USP, 2005.SANTOS, R.S.A aquisição prosódica do português brasileiro de 1 a 3 anos: padrões de palavra e processos de sândi externo.São Paulo: Universidade de São Paulo. Tese de pós-doutorado, 2007.SCHWARTZ, R.; LEONARD, L. B.; WILCOX, M.J. & FOLGEN, K.Again and again: reduplication in child phonology. Journal of child language, 7, 75 –88, 1980.THELEN, E.; SMITH, L. B.ADynamic Systems Approach to the Development of Cognition and Action.Cambridge, MA: MIT Press, 1994.VIHMAN, M.M.; VELLEMAN, S. L. Phonetics and the origins of phonology. In: ed. BURTON-ROBERTS, N.; CARR, P.; DOCHERTY, G.Phonological knowledge: its nature and status.Oxford: Oxford University Press, 2000. p. 305-339.VIHMAN, M.M.; VELLEMAN, S. L. Whole-Word Phonology and Templates: Trap, Bootstrap, or Some of Each? Language, Speech, and Hearing Services in Schools.Vol. 33, p. 9-23, 2002.VIHMAN, M.; CROFT, W. Phonological development toward a “radical” templatic phonology.Linguistics.45-4, p. 683-725, 2007.VIHMAN, M. M; DEPAOLIS, R. A.; KEREN-PORTNOY,T. Babbling and words: A Dynamic Systems perspective on phonologicaldevelopment. In: Bavin, E. (ed.), Handbook of child language.Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

Lingu@ Nostr@ -Revista Virtual de Estudos de Gramática e Linguística do Curso de Letras da Faculdade de Tecnologia IPUC –FATIPUCISSN 2317-2320Língu@ Nostr@, Canoas,v.2, n. 1, p. 95-103, jan.-jul. 2014| 103WERTZNER,H.;PAGAN-NEVES,L. O. Medidas aplicadas na identificação do transtorno fonológico. Verba Volant, vol. 3, n.1. Pelotas: Editora Gráfica Universitária da UFPel, 2012.

Publicado

2014-08-01

Número

Sección

Artigos - Dossiê