Estudo de caso de uma criança adquirindo a fonologia do português brasileiro: a emergência de templates

Autores

  • Maria de Fátima de Almeida Baia Southwest Bahia State University image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v2i1.13316

Palavras-chave:

Templates.Sistemas Dinâmicos.Aquisição de linguagem.Auto-organização.

Resumo

Este estudo investiga a manifestação dos templates na aquisição inicial do português brasileiro e segue a perspectiva dinâmica de desenvolvimento e a Whole-Word Phonology. Após analisar a fala de uma criança de 9 a 24 meses, observamos momentos de uso e desuso de templates ao longo das sessões. Concluímos que a variabilidade no desenvolvimento fonológico ocorre devido à manifestação de templatese ao princípio da auto-organização

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima de Almeida Baia, Southwest Bahia State University

Professora doutora adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.  

Referências

BAIA, M.F.A. Os templates no desenvolvimento fonológico: o caso do português brasileiro. Tese de doutorado: FFLCH/USP, 2013.DE BOT,K.Second language development as a Dynamic System.The Modern Language Journal, vol. 92, 166-178, 2008.GEERT, P.; DIJK, M. Focus on variability: new tools to study intra-individual variability in developmental data. Infant Behavior & Development25, 340-374, 2002.HURCH, B.Studies on reduplication (intro). New York: Mounton de Gruyter, 2004.KELSO,J.A.S.Dynamical Patterns: The Self-Organization of Brain and Behavior. Cambridge: MIT Press,1995.SANTOS, R.S. A Aquisição do Ritmo em Português Brasileiro.Projeto USP, 2005.SANTOS, R.S.A aquisição prosódica do português brasileiro de 1 a 3 anos: padrões de palavra e processos de sândi externo.São Paulo: Universidade de São Paulo. Tese de pós-doutorado, 2007.SCHWARTZ, R.; LEONARD, L. B.; WILCOX, M.J. & FOLGEN, K.Again and again: reduplication in child phonology. Journal of child language, 7, 75 –88, 1980.THELEN, E.; SMITH, L. B.ADynamic Systems Approach to the Development of Cognition and Action.Cambridge, MA: MIT Press, 1994.VIHMAN, M.M.; VELLEMAN, S. L. Phonetics and the origins of phonology. In: ed. BURTON-ROBERTS, N.; CARR, P.; DOCHERTY, G.Phonological knowledge: its nature and status.Oxford: Oxford University Press, 2000. p. 305-339.VIHMAN, M.M.; VELLEMAN, S. L. Whole-Word Phonology and Templates: Trap, Bootstrap, or Some of Each? Language, Speech, and Hearing Services in Schools.Vol. 33, p. 9-23, 2002.VIHMAN, M.; CROFT, W. Phonological development toward a “radical” templatic phonology.Linguistics.45-4, p. 683-725, 2007.VIHMAN, M. M; DEPAOLIS, R. A.; KEREN-PORTNOY,T. Babbling and words: A Dynamic Systems perspective on phonologicaldevelopment. In: Bavin, E. (ed.), Handbook of child language.Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

Lingu@ Nostr@ -Revista Virtual de Estudos de Gramática e Linguística do Curso de Letras da Faculdade de Tecnologia IPUC –FATIPUCISSN 2317-2320Língu@ Nostr@, Canoas,v.2, n. 1, p. 95-103, jan.-jul. 2014| 103WERTZNER,H.;PAGAN-NEVES,L. O. Medidas aplicadas na identificação do transtorno fonológico. Verba Volant, vol. 3, n.1. Pelotas: Editora Gráfica Universitária da UFPel, 2012.

Downloads

Publicado

2014-08-01

Edição

Seção

Artigos - Dossiê