A escrita no processo de alfabetização: breve análise das práticas de professoras alfabetizadoras
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v6i2.13195Palabras clave:
Alfabetização. Escrita. Práticas pedagógicas.Resumen
O objetivo deste trabalho é discutir sucintamente acerca da prática docente em relação às atividades de escrita desenvolvidas nas classes de alfabetização. Trata-se de uma investigação intitulada “O processo de alfabetização escolar: concepções de alfabetização e práticas alfabetizadoras de professoras da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista”, que pretendeu analisar as relações entre a concepção de alfabetização, os referenciais teórico-metodológicos e a prática pedagógica das professoras alfabetizadoras. As técnicas utilizadas para a análise das práticas pedagógicas foram a entrevista e a observação. A investigação se deu entre os meses de março a agosto do ano de 2014. A observação in loco aconteceu com o objetivo de obter informações sobre as práticas voltadas para a escrita. Constatou-se, no contexto da realidade investigada, que o trabalho pedagógico voltado para o ensino da escrita permanece mecânico, pois as atividades de escrita não têm considerado a função social da escrita nem as práticas sociais de uso dessa habilidade como uma construção social.
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