Ensino-aprendizagem da língua portuguesa: um estudo acerca da gramática normativa
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v6i2.13194Palabras clave:
Língua Portuguesa. Ensino-Aprendizagem. Gramática.Resumen
Este artigo, abordamos assuntos relacionados ao ensino-aprendizagem da língua portuguesa na escola. Por meio de uma experiência bibliográfica realizada, procuramos refletir sobre razões que afetam negativamente no conhecimento da língua, impedindo os alunos de apreciarem tal estudo. Com base na leitura de autores como Antunes (2003) e Possenti (1996), analisamos o perfil do professor de português, frisando a necessidade de mudanças na prática pedagógica, o que implica na formação do mesmo. Sabendo da importância do respeito a todos os tipos de linguagens, consideramos o contexto da fala,leitura e escrita como ponto de partida dos conhecimentos linguísticos. E não apenas o ensino de gramática.
Descargas
Citas
ANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação.SãoPaulo: parábola editorial, 2003.CASTANHEIRA, M. L. MACIEL, F. I. P. MARTINS, R. M. F. Alfabetização e letramento na sala de aula. 2. Ed. Belo Horizonte. Autêntica editora: CEALE, 2009.LEMLE, Mirian. Guia teórico do alfabetizador.São Paulo: Ática, 1987.MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. Contradições no ensino de português: a língua que se fala x a língua que se ensina.8ed. São Paulo: contexto, 2016.MENDONÇA, Marina Célia. Língua e ensino: políticas de fechamento. MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. Introdução a linguística: domínios e fronteiras.8. Ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 273-306.POSSENTI, Sírio. Porque (não) ensinar gramática na escola.Campinas, SP: Mercado de letras: associação de leitura do Brasil, 1996. SILVA, Camilo Rosa; MATOS, Denilson Pereira de. Sintaxe do português: abordagens funcionalistas. João Pessoa: Editora da UFPB, 2011.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Língu@ Nostr@

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.