Poesia na tela: um estudo de caso de um autista

Autores/as

  • Daniela Coelho do Nascimento Universidade Regional do Cariri image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13147

Palabras clave:

Autismo, Poesia, Pintura, Imagem

Resumen

>O trabalho tece uma aproximação entre a interpretação da poesia sob o prisma da pintura. Intercalado ao longo dessa relação a abordagem do transtorno do espectro autista- TEA. Tendo em vista a percepção detalhada e única, referente a esse transtorno, para compreender de modo particular o diálogo entre essas artes. Reconhecer características pertinentes a esse espectro no que se diz o desenvolvimento de uma habilidade artística é a proposta desse trabalho. Interpretar a poesia no seu caráter visual é o que se pretende conseguir por esse estudo ao viabilizar a apreciação da poesia através da arte produzida por um autista. Enxergar na imagem a poesia as possibilidades de identifica-la nas suas diversas formas são ampliadas. Desse modo, o nosso olhar atento e sensível para o mundo recebe mais um estimulo pelo reconhecimento de um artista. Debruçar sobre a poesia guardada no interior e exposta na pintura de um autista aciona a nossa sensibilidade no que tange a apreciação da arte. O estudo de caso apresentado ressalta o elo indissolúvel de poesia e pintura. Portanto, o principal objetivo desse artigo é reconhecer a poesia como arte concreta, participando da realidade, e a abstrata a partir da construção de imagens icônicas no universo autista.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniela Coelho do Nascimento, Universidade Regional do Cariri

Acadêmica do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Regional do Cariri-URCA, Crato-CE.

Citas

Associação Americana de Psiquiatria. Manual de estatística e diagnóstico de transtornos mentais (DSM IVTM). American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of mental Disorders. 4.ed. Washington, DC: Washington, 1994. Disponível em: https://www.psiquiatriageral.com.br/dsm4/sub_index.htm Acesso em: 04 nov. 2017.

BAROLO, Lorena Fernandes. Ensino de arte no universo autista: um relato de extensão da faculdade de artes do Paraná. Curitiba: 2010. Disponível em: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/539 . Acesso em: 04 out. 2017.

BEATRIZ, Ana; BONIFÁCIO, Mayara; THADEU, Leandro. Mundo singular: entenda o autismo. Rio de Janeiro. 2012.

GAUDERER, E. Christian. Autismo. 3. ed. São Paulo/Rio de Janeiro/ Belo Horizonte: Atheneu, 1993.

KOHL, Marta de Oliveira. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1999

LYRA, Pedro. Conceito de poesia. São Paulo: Ática, 1986.

MASSI, Augusto. Artes e ofícios da poesia. Artes e ofícios. Porto Alegre: Artes e ofícios, 1991.

MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das letras, 2011.

OLIVEIRA, Valdevino Soares de. Poesia e Pintura: um diálogo em três dimensões. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999.

PAZ, O. O Arco e a Lira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. Trad. Olga Savary.

Publicado

2020-11-08

Número

Sección

Artigos - Dossiê