Poesia na tela: um estudo de caso de um autista

Autores

  • Daniela Coelho do Nascimento Universidade Regional do Cariri image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v8i1.13147

Palavras-chave:

Autismo, Poesia, Pintura, Imagem

Resumo

>O trabalho tece uma aproximação entre a interpretação da poesia sob o prisma da pintura. Intercalado ao longo dessa relação a abordagem do transtorno do espectro autista- TEA. Tendo em vista a percepção detalhada e única, referente a esse transtorno, para compreender de modo particular o diálogo entre essas artes. Reconhecer características pertinentes a esse espectro no que se diz o desenvolvimento de uma habilidade artística é a proposta desse trabalho. Interpretar a poesia no seu caráter visual é o que se pretende conseguir por esse estudo ao viabilizar a apreciação da poesia através da arte produzida por um autista. Enxergar na imagem a poesia as possibilidades de identifica-la nas suas diversas formas são ampliadas. Desse modo, o nosso olhar atento e sensível para o mundo recebe mais um estimulo pelo reconhecimento de um artista. Debruçar sobre a poesia guardada no interior e exposta na pintura de um autista aciona a nossa sensibilidade no que tange a apreciação da arte. O estudo de caso apresentado ressalta o elo indissolúvel de poesia e pintura. Portanto, o principal objetivo desse artigo é reconhecer a poesia como arte concreta, participando da realidade, e a abstrata a partir da construção de imagens icônicas no universo autista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Coelho do Nascimento, Universidade Regional do Cariri

Acadêmica do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Regional do Cariri-URCA, Crato-CE.

Referências

Associação Americana de Psiquiatria. Manual de estatística e diagnóstico de transtornos mentais (DSM IVTM). American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of mental Disorders. 4.ed. Washington, DC: Washington, 1994. Disponível em: https://www.psiquiatriageral.com.br/dsm4/sub_index.htm Acesso em: 04 nov. 2017.

BAROLO, Lorena Fernandes. Ensino de arte no universo autista: um relato de extensão da faculdade de artes do Paraná. Curitiba: 2010. Disponível em: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/539 . Acesso em: 04 out. 2017.

BEATRIZ, Ana; BONIFÁCIO, Mayara; THADEU, Leandro. Mundo singular: entenda o autismo. Rio de Janeiro. 2012.

GAUDERER, E. Christian. Autismo. 3. ed. São Paulo/Rio de Janeiro/ Belo Horizonte: Atheneu, 1993.

KOHL, Marta de Oliveira. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1999

LYRA, Pedro. Conceito de poesia. São Paulo: Ática, 1986.

MASSI, Augusto. Artes e ofícios da poesia. Artes e ofícios. Porto Alegre: Artes e ofícios, 1991.

MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das letras, 2011.

OLIVEIRA, Valdevino Soares de. Poesia e Pintura: um diálogo em três dimensões. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999.

PAZ, O. O Arco e a Lira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. Trad. Olga Savary.

Downloads

Publicado

2020-11-08

Edição

Seção

Artigos - Dossiê