Vol. 9 Núm. 2 (2021)

					Ver Vol. 9 Núm. 2 (2021)
Publicado: 2022-04-20

Artigos - Dossiê

  • Editorial

    Os Editores
    1-3
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.2-1
  • A (des)construção da infância e o racismo no conto “Negrinha”, de Monteiro Lobato

    Andressa Castilho Kaspary, Sílvia Letícia dos Santos, Izandra Alves
    04-19
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.2-2
  • O conhecimento negro-africano e/ou afrodiaspórico nas produções afrocentradas na Universidade Federal de Pernambuco

    José Diêgo Leite Santana, Aurino Lima Ferreira
    20-37
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.2-3
  • O judiciário como fonte reprodutora do racismo: uma análise do processo hermenêutico nas decisões judiciais

    Iago de Oliveira Enéas, Laís Brenda Soares de Brito Estrela, Maiana Pires de Almeida Santos, Sarah Beatriz Mota dos Santos
    38-54
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.2-4
  • Branquitude, branquidade, privilégio branco: dissertações e teses sobre o tema no Brasil

    Artur Luhr Mello, Alexandre de O. Fernandes
    55-75
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.2-5
  • A língua-linguagem como encruzilhada: desafios e implicações tradutórias de um conceito decolonial em elaboração

    Alex Pereira de Araújo
    76-99
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.2-6
  • O ensino de Língua Portuguesa no currículo de uma escola quilombola dos anos iniciais

    Andrea Santos Oliveira, Benedito Eugenio
    100-132
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.2-7
  • O racismo recreativo: uma análise discursiva do blackface

    Douglas Lima Rodrigues, Janaina de Jesus Santos
    133-150
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.2-8
  • Preconceitos e decisões judiciais: distorções hermenêuticas na série “Olhos que condenam”

    Amanda Cavalcante Rosa Mascarenhas, João Paulo Reis Carvalho, Júlia Ribeiro Pereira, Milena Andrade da Silva
    151-164
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.2-9
  • A prosódia como elemento constitutivo da fluência

    Cristiane Alves Abreu, Ronei Guaresi, Vera Pacheco
    165-185
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.2-10
  • Processos formativos em letramento e alfabetismo entre professores(as) indigenas no Vale do Javari/AM

    Adria Simone Duarte de Souza, Célia Aparecida Bettiol, Sanderson Soares Castro de Oliveira
    186-203
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.2-11
  • A leitura de imagens do “Maluquinho” de Ziraldo (2014) como estratégia de motivação ao letramento literário

    Antonio Ismael Lopes de Sousa, Ana Cristina Teixeira de Brito Carvalho, Maria Sousa Santos
    204-227
    DOI: https://doi.org/10.29327/232521.8.2-12