ESFACELAMENTO AMOROSO NO CONTO “VENHA VER O PÔR DO SOL” DE LYGIA FAGUNDES TELLES
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2815Resumen
As especulações sobre as questões amorosas sempre estiveram presentes na sociedade, cada período histórico-literário proclama um discurso amoroso, sendo assim, propomos com este estudo analisar como o amor Eros está descrito na literatura brasileira contemporânea, mais especificamente, no conto “Venha Ver o pôr do Sol”, integrante do livro Antes do baile verde (2009), da escritora Lygia Fagundes Telles. Nosso trabalho apresenta a recorrência do discurso amoroso na contemporaneidade, em que podemos observar como as questões amorosas continuam no inconsciente do homem, todavia, mostrando como o amor encontra-se fragmentado socialmente, permeado por relações insólitas, com sujeitos vazios, insatisfeitos e inseguros. Consideramos ser pertinente observar no conto “Venha ver o pôr do sol”, a recorrência de sentimentos simultâneos de amor e ódio na personagem principal Ricardo, sentimentos estes que leva o sujeito a sua degradação por não ter sido correspondido amorosamente como desejava.
Descargas
Citas
Alves PR. Amor-renúncia em conto de Lygia Fagundes Telles. Fólio – Revista de Letras. 2014 Jul/Dez; 6(2): 83-99.
Bauman Z. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; 2004.
Costa MA da. A paz tensa da chama fugaz: a configuração do amor no romance contemporâneo, Lygia Fagundes Telles e Lídia Jorge. Natal: EDUFRN; 2015.
Kristeva J. História de amor. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1988.
Lamas BS. O duplo em Lygia Fagundes Telles: um estudo em psicologia e literatura. Porto Alegre: EDIPUCRS; 2004.
Nehring C. Em defesa do amor. Rio de Janeiro: BestSeller; 2012.
Rufino MC. A representação do amor em contos de Lygia Fagundes Telles [dissertação]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2007.
Stendhal. Do amor. Villas-Boas H, tradutor. Porto Alegre: L± 2007.
Telles LF. Venha ver o pôr do sol. In: Telles LF. Antes do baile verde. São Paulo: Companhia das Letras; 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 fólio - Revista de Letras

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.