O SILÊNCIO NA SALA DE AULA
PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE PARTICIPAÇÃO E IDENTIDADES DISCENTES
DOI:
https://doi.org/10.22481/folio.v10i1.3513Keywords:
Identidade discente; Participação; Sala de aula; Silenciamento; Silêncio.Abstract
Downloads
References
Coelho FCB. O discurso didático e o seu funcionamento: ressonância de vozes e formação discursivas [dissertação]. Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; 2006.
Coelho FCB. Construção identitária e(m) comportamentos na sala de aula: o agenciamento da palavra em dois grupos (um alemão e um brasileiro) [tese]. Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; 2011.
Laplane AF de. Interação e silêncio na sala de aula. Ijuí: Editora Unijuí; 2000.
Larrosa J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. 2002 Jan/Abr; (19): 20-28.
Matencio MLM. Por uma tipologia da interação em sala de aula. In: Matencio MLM. Estudo da língua falada e aula de língua materna: uma abordagem processual da interação professor/alunos. Campinas: Mercado de Letras; 2001. p. 75-98.
Matencio MLM. Estudo da língua falada e aula de língua materna: uma abordagem processual da interação professor/alunos. Campinas: Mercado de Letras; 2001.
Mattos RKA. Algumas considerações sobre o riso na sala de aula como forma de resistência a estruturas de participação autoritárias. In: Anais do SETA. Campinas: UNICAMP; 2003. p. 37-53.
Mead GH. Mind, self and society. Chicago: University of Chicago Press; 1934.
Mello R de. O silêncio faz sentido. In: Anais do Congresso Internacional de Linguística. Belo Horizonte: UFMG; 2001. p. 2588-2593.
Modl FC. Interação didática: apontamentos (inter)culturais sobre o uso da palavra e a formação do sujeito aluno. Scripta. 2015; 19(37): 1-26.
Modl FC, Assunção ETC. Sala da aula como espaço discursivo e o dia da consciência negra como objeto do discurso [anais]. Salvador: UFBA/SEDIS; 2014. p. 1-10.
Modl FC, Benevides I, Antunes V. Discurso didático e suas representações: o entrecruzar de vozes e silêncios na sala de aula [anais]. Salvador: UFBA/SEDIS; 2014. p. 1-8.
Orlandi EP. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 4. ed. Campinas: Editora da Unicamp; 1997.
Taschetto LR. Ressonâncias de ambivalência e resistência em uma sala de aula. Educação e Realidade. 2011; 36(3): 747-760.
Tfouni FE. O interdito e o silêncio: duas abordagens do impossível na linguagem. Linguagem em (Dis)curso. 2008 Mai/Ago; 8(2): 353-371.
Tripp D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa. 2005 Set/Dez; 31(3): 443-466.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.