40 ANOS DE A HORA DA ESTRELA: DOS MENORES, O MELHOR LIVRO DO MUNDO
DOI :
https://doi.org/10.22481/folio.v9i2.2795Résumé
Este artigo apresenta uma análise gráfica das edições recentes da obra de Clarice Lispector, com ênfase naquelas em que há o uso de fotografias da autora nas capas dos livros. Após essa análise mais ampla, concentra-se na edição comemorativa dos 40 anos de A hora da estrela, cujo projeto gráfico baseia-se, para além das fotografias, na utilização dos manuscritos do livro. Para isso, o artigo dialoga com o texto de Paloma Vidal escrito para essa edição, a partir de uma pesquisa de arquivo. Assim, propõe-se uma discussão acerca do objeto livro, da relação entre palavra e imagem, dos paratextos editoriais e dos lugares de autoria que circundam a obra literária.
Téléchargements
Références
Abdala Júnior B. Biografia de Clarice, por Benjamin Moser: coincidências e equívocos. Estudos Avançados [Internet]. 2010 [acesso em: 2017 Set 28]; 24(70). Disponível em: http://www.scielo.br.
Barros M. Poemas rupestres. Rio de Janeiro: Record; 2007.
Barthes R. A preparação do romance: v. 1. São Paulo: Martins Fontes; 2005.
Barthes R. A preparação do romance: v. 2. São Paulo: Martins Fontes; 2005.
Barthes R. S/Z. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; 1992.
Castello Branco L. 40 anos de Macabéa, a menor mulher do mundo. [Inédito]; 2017.
Almeida D de. A ética da mão: gravura em retrospectiva. Prates J, comissário. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal; 2014.
Lispector C. A hora da estrela. Rio de Janeiro: José Olympio; 1977.
Lispector C. A hora da estrela: edição com manuscritos e ensaios inéditos. Rio de Janeiro: Rocco; 2017.
Lispector C. Máquina escrevendo; Gratidão à máquina. In: Lispector C. Crônicas para jovens de escrita e vida. Rio de Janeiro: Rocco; 2010. p. 57-62.
Moser B. A poeta do póstumo. Quatro Cinco Um. 2017; p. 24. [Prefácio à edição americana da Trilogia dos Rebeldes, de Maria Gabriela Llansol].
Silva SA. A hora da estrela de Clarice. Belo Horizonte: Autêntica; 2005.
Vidal P. E agora – uma crônica do encontro com os manuscritos de A hora da estrela. In: Lispector C. A hora da estrela: edição com manuscritos e ensaios inéditos. Rio de Janeiro: Rocco; 2017. p. 9-42.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© fólio - Revista de Letras 2018

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.