O PERFORMATIVO E A ORALIDADE: UMA ESTRATÉGIA DISCURSIVA COMO EVIDÊNCIA E LEGITIMAÇÃO DA LÍNGUA ORAL EM ESTAS ESTÓRIAS, DE GUIMARÃES ROSA

Auteurs-es

  • Ana Maria Rocha Soares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Márcio Roberto Soares Dias Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Résumé

O presente artigo discute como a linguagem performativa constitui, na obra de João Guimarães Rosa, uma estratégia discursiva que se presta à valorização da língua oral, bem como à adoção dessa variedade linguística como elemento de constituição (e construção) da nacionalidade. E, como tal, toma-se como objeto de estudo o conto “Meu Tio o Iauaretê”, da obra Estas Estórias, do aludido autor. Nele, a oralidade desponta num procedimento performático que consegue definir e caracterizar uma das variedades de uso efetivo de uma mesma língua – a oral –, na mesma medida em que consegue contemplar várias outras possibilidades que compõem o repertório linguístico de uma nação/sertão.  E, nesse sentido, o trabalho poético – numa obra que se quer em prosa – constitui um dos mecanismos adotados por G. Rosa para garantir evidência e notoriedade a uma das modalidades linguísticas que caracteriza a língua efetivamente potencializada em uma dada região específica (sertão) da nação brasileira.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Maria Rocha Soares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestranda em Letras: Cultura Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). 

Márcio Roberto Soares Dias, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professor Titular da Uesb.

Références

Abdala Junior B (Org.). Margens da cultura: mestiçagem, hibridismo & outras misturas. São Paulo: Boitempo; 2004.

Bakhtin M. Marxismo e filosofia da linguagem. 11. ed. São Paulo: Hucitec; 2004.

Bosi A. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix; 1994.

Culler J. Teoria literária: uma introdução. Tradução de Sandra Vasconcelos. São Paulo: Beca; 1999.

Galvão WN. As formas do falso. São Paulo: Perspectiva; 1972.

Hansen JA. A imaginação do paradoxo. Floema: Caderno de Teoria e História Literária. 2006 Jan/Jun; 2(3). Vitória da Conquista: Edições Uesb; 2006.

Maingueneau D. Pragmática para o discurso literário: leitura e crítica. São Paulo: Martins Fontes; 1996.

Rajagopalan K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola; 2003.

Rosa JG. Estas estórias. Rio de Janeiro: Ediouro; 2009.

Téléchargements

Publié-e

2018-02-24

Comment citer

SOARES, Ana Maria Rocha; DIAS, Márcio Roberto Soares. O PERFORMATIVO E A ORALIDADE: UMA ESTRATÉGIA DISCURSIVA COMO EVIDÊNCIA E LEGITIMAÇÃO DA LÍNGUA ORAL EM ESTAS ESTÓRIAS, DE GUIMARÃES ROSA. fólio - revista de letras, [S. l.], v. 8, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/folio/article/view/2879. Acesso em: 14 juin. 2026.