O OUTRO, UM CORPO ALEIJADO: GEOGRAFIA DA SOCIEDADE PATRIARCAL DO MENINO GRACILIANO, DE INFÂNCIA

Auteurs-es

  • Mônica Matos Anunciação Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Márcio Roberto Soares Dias Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Résumé

Infância, um dos romances do corte biográfico (1945) de Graciliano Ramos, apresenta o desdobramento do estatuto do narrador, no campo da discursividade, no interior da narrativa. Objetiva-se apresentar o olhar analítico e observador do narrador do plano da enunciação. Primeiramente, o que a análise visa demonstrar é como o romancista usa esse olhar para trazer para o plano físico o desenrolar do processo de reificação a que é submetido o homem inserido na sociedade moderna e, em segundo lugar, como o romancista busca a compreensão do outro a partir da relação Homem e Sociedade e Homem em si mesmo.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Mônica Matos Anunciação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do sudoeste da Bahia (Uesb).

 

Márcio Roberto Soares Dias, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 

Références

Anunciação MM. Entre nuvens e ruínas da memória: o sentido do humano em Infância e São Bernardo [dissertação]. Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; 2012.

Coutinho CN. Graciliano Ramos. In: Brayner S (Org.). Graciliano Ramos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; 1978. p. 73-122.

Dias MS. Os espaços móveis da memória na poesia de Carlos Drummond de Andrade [tese]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 2009.

Halbwachs M. A memória coletiva. São Paulo: Vértice; 1990.

Ramos G. Infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; 2008.

Téléchargements

Publié-e

2018-04-02

Comment citer

ANUNCIAÇÃO, Mônica Matos; DIAS, Márcio Roberto Soares. O OUTRO, UM CORPO ALEIJADO: GEOGRAFIA DA SOCIEDADE PATRIARCAL DO MENINO GRACILIANO, DE INFÂNCIA. fólio - revista de letras, [S. l.], v. 5, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/folio/article/view/3346. Acesso em: 25 mai. 2026.

Numéro

Rubrique

CULTURA, EDUCAÇÃO & LINGUAGENS