ESTUDOS CULTURAIS: PROPEDÊUTICA, RIVALIDADES E PERSPECTIVAS

Auteurs-es

  • Luciano Rodrigues Lima Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Résumé

Este estudo, com características propedêuticas e pedagógicas, em linguagem simples, enfoca as questões históricas, teóricas e metodológicas dos Estudos Culturais, e suas relações com as disciplinas acadêmicas tradicionais. Focaliza ainda, de modo mais detalhado, os conflitos e incompreensões existentes, atualmente, entre a Teoria da Literatura e os Estudos Culturais, demonstrando que melhor seria a Teoria se aliar aos Estudos Culturais, identificando-os como uma possibilidade a mais para o estudo da literatura do que os rejeitar e isolar-se em uma abstração estéril. Por fim, discutem-se as perspectivas dos Estudos Culturais e sua inserção no mundo contemporâneo através do seu comprometimento com a mudança social e com a “diferença”, aqui na concepção derridiana.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Luciano Rodrigues Lima, Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

 

Références

Compagnon A. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Belo Horizonte: Editora da UFMG; 1999.

Eagleton T. How to read a poem. London: Blackwell; 2008.

Jameson F. Postmodernism, or, The Cultural Logic of Late Capitalism. Durham: Duke University Press; 1991 [2003].

Johnson R. O que é, afinal, estudos culturais? In: Silva TT (Org.). O que é, afinal, estudos culturais?. Belo Horizonte: Autêntica; 1999. p. 9-131.

Mattelart A, Neveu É. Introdução aos estudos culturais. São Paulo: Parábola; 2004.

Man PD. A resistência à teoria. Lisboa: Edições 70; 1989.

Radway J. Reading the romance. In: Rivkin J, Ryan M (Eds.). Literary theory: an anthology. London: Blackwell; 1999. p. 1042-1049.

Téléchargements

Publié-e

2018-04-11

Comment citer

LIMA, Luciano Rodrigues. ESTUDOS CULTURAIS: PROPEDÊUTICA, RIVALIDADES E PERSPECTIVAS. fólio - revista de letras, [S. l.], v. 2, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/folio/article/view/3602. Acesso em: 25 mai. 2026.