A atuação do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) em Vitória da Conquista, Bahia

Autores

  • Queila Almeida Santos
  • Almiralva Ferraz Gomes
  • Weslei Gusmão Piau Santana
  • Marisa Oliveira Santos

DOI:

https://doi.org/10.22481/ccsa.v20i35.12701

Palavras-chave:

Extensão universitária. Heleusa Figueira Câmara. Proler.

Resumo

A extensão universitária caracteriza-se pela interação dialógica entre universidade e sociedade e não pela transferência verticalizada e mecanicista da produção acadêmica, pois é o diálogo, a troca de saberes e de experiências que proporcionam novos conhecimentos. O caráter essencial e determinante da leitura e da escrita para o desenvolvimento social fez surgir iniciativas importantes de incentivo à leitura e à escrita no Brasil, como o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler). Nesse sentido, este artigo, que é a segunda parte de uma trilogia, tem o objetivo de estudar as ações do Comitê do Proler de Vitória da Conquista, na Bahia, no período de 2000 a 2020, para conhecer a percepção dos principais atores sobre as contribuições do Programa, tendo em vista essa relação de troca entre universidade e sociedade. O Proler de Vitória da Conquista é uma ação de extensão universitária e teve como precursora a professora Heleusa Figueira Câmara, que esteve à frente do Programa até o seu falecimento, em janeiro de 2019. O Comitê se destacou por ir além das propostas originais do programa em âmbito nacional, com a realização de diversas ações, em parceria com outras instituições públicas e privadas. O método utilizado neste estudo foi pesquisa empírica, do tipo descritivo-exploratória, e os instrumentos, entrevistas e pesquisa documental. Os dados foram coletados em 2021 e receberam tratamento qualitativo. Os resultados indicam que, ao longo de sua existência, o Proler de Vitória da Conquista, de forma criativa e inovadora, serviu de ferramenta de transformação social, por meio de ações de incentivo à leitura e à escrita, priorizando a arte literária popular, regional e brasileira, da mesma maneira que todas as formas de expressão cultural.

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Biografia do Autor

Queila Almeida Santos

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Pesquisa: Empreendedorismo e Desenvolvimento.  ID ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2682-1686. 

Almiralva Ferraz Gomes

Doutora em Administração. Grupo de Pesquisa: Empreendedorismo e Desenvolvimento. Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). ID ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5440-2115. 

Weslei Gusmão Piau Santana

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Administração Política (UESB). ID ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3482-1838. 

Marisa Oliveira Santos

Doutora em Memória, Linguagem e Sociedade pela UESB. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Membro do Museu Pedagógico (UESB) e Membro Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em História, Trabalho e Educação (MP/UESB). ID ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6413-142X. 

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Publicado

2023-06-12

Como Citar

Almeida Santos, Q. ., Ferraz Gomes, A. ., Gusmão Piau Santana, W. ., & Oliveira Santos , M. . (2023). A atuação do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) em Vitória da Conquista, Bahia. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 20(35), 152-175. https://doi.org/10.22481/ccsa.v20i35.12701

Edição

Seção

Artigos