Condomínios residenciais fechados na cidade de Limeira/SP: uma análise da localização e consequências na dinâmica socioterritorial do município

Autores

  • Noan Sallati UNICAMP/Aluno

DOI:

https://doi.org/10.22481/ccsa.v21i37.14007

Palavras-chave:

Condomínios fechados, Segregação Socioespacial, Limeira

Resumo

O presente artigo visa demonstrar a disposição e localização dos condomínios residenciais fechados da cidade de Limeira, município de médio porte do interior do estado de São Paulo, caracterizado pela abundância destes empreendimentos em seu espaço urbano. São demonstrados, por um estudo de caso, a conjuntura de surgimento e amadurecimento destes locais de habitação no município, as regiões com principais ocorrências destes espaços murados, e os tipos de empreendimentos existentes. Concomitantemente, discorre-se acerca das características destes espaços e de suas consequências para a dinâmica territorial, social, e para o município em sua totalidade, visto que os mesmos implicam grandes aglomerados privatizados no espaço urbano, exercem inconscientemente uma lógica mercadológica e privatista para os habitantes da cidade, e acarretam em segregações e regiões inseguras pelo território.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, Lilian Mara de Castro. Implantação de Condomínios Fechados na cidade de Alfenas/MG: uma análise socioespacial. Anais do XVI Simpósio Nacional de Geografia Urbana - XVI SIMPURB, nov. 2019.

BALDAM, Rafael. Medo e segregação na cidade: sociabilidades em jogo em um contexto de enclaves fortificados. Dissertação (Mestrado em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2019.

BARBOSA, Luciana Antunes. Faces da produção do espaço urbano em cidades médias: os enclaves residenciais fortificados em Limeira - SP. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.

BARBOSA, Luciana Antunes. Espaço e tempo da vida cotidiana nos “enclaves residenciais fortificados” em Limeira-SP. Revista Geografia e Pesquisa, Ourinhos, v. 8, n. 1, p. 110-141, 2014.

CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Cidade de Muros: Crime, segregação e cidadania em São Paulo. 3ª Ed. Editora 34/Edusp, São Paulo, 2011.

D’ANTONA, Álvaro de Oliveira. A Expansão Urbana de Limeira-SP entre 1970 e 2010. In: Baeninger et al. (Org). Região de Limeira. Campinas-SP: Núcleo de Estudos de População-Nepo/Faculdade de Ciências Aplicadas/Unicamp, 2012.

FREITAS, Eleusina Lavôr Holanda de. Loteamentos fechados. Tese de doutorado – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.

FUNDAÇÃO SISTEMA ESTADUAL DE ANÁLISE DE DADOS – SEADE. Perfil dos Municípios Paulistas: Limeira. SEADE, 2022. Disponível em: < https://perfil.seade.gov.br/# > Acesso em: 13 abr. 2022.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA – IBGE. Limeira: Panorama. IBGE, 2023. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/limeira/panorama > Acesso em: 10 out. 2023.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍTSTICA – IBGE. Censo – Séries históricas: Limeira. IBGE, 2022. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/limeira/pesquisa/43/30281?ano=1970&tipo=grafico&indicador=30281 > Acesso em: 06 out. 2022.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍTSTICA – IBGE. Sinopse Estatística do Município de Limeira. Rio de Janeiro: Serviço Gráfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1948.

JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. 3ª Ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

MELGAÇO, Lucas. A Cidade de Poucos: condomínios fechados e a privatização do espaço público em Campinas. Boletim Campineiro de Geografia, v. 2, n. 1, 2012.

OJIMA, Ricardo. Novos contornos do crescimento urbano brasileiro? O conceito de Urban Sprawl e os desafios para o Planejamento Regional e Ambiental. GEOgraphia, v.10, n. 19, p.46-59, 2008.

QUEIROZ, Alessandra Natali. Limeira: produção social da cidade e do seu tecido urbano. Dissertação (Mestrado em Projeto de Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

RODRIGUES, Arlete Moysés. Loteamentos Murados e Condomínios Fechados: Propriedade Fundiária Urbana e Segregação Socioespacial. In: VASCONCELOS, Pedro de Almeida; CORRÊA, Roberto Lobato; PINTAUDI, Silvana Maria (Orgs). A Cidade Contemporânea: Segregação Espacial. 1ª Ed. São Paulo: Contexto, 2018.

SALLATI, Noan. Produção do espaço urbano e equipamentos comunitários públicos de educação, saúde e assistência social: um estudo da dinâmica urbana de Limeira/SP. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, 2022.

SANTOS, Milton. A Urbanização Brasileira. 5ª Ed, 4ª reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2018.

SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. 7ª Ed, 3ª reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2020.

VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. 2ª Ed. São Paulo: Studio Nobel, Fapesp, Lincoln Institute, 2017.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

Sallati, N. (2024). Condomínios residenciais fechados na cidade de Limeira/SP: uma análise da localização e consequências na dinâmica socioterritorial do município. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 21(37), 33-53. https://doi.org/10.22481/ccsa.v21i37.14007

Edição

Seção

Artigos