O marketing no ciberespaço: a ação de digital influencers no incentivo ao consumo de produtos e serviços por meio do merchandising no Instagram

Autores

  • Afonso Ribas Moreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Victória Lôbo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • José Luís Caetano da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.22481/ccsa.v15i25.3913

Palavras-chave:

Ciberespaço, Influência digital, Instagram, Merchandising, Redes sociais

Resumo

Este artigo pretende analisar de que maneira acontece o merchandising nas redes sociais por meio da ação de digital influencers. O objeto de estudo é o Instagram e, principalmente, a sua nova ferramenta: os Insta Stories. Supõe-se que os atores sociais possuem um grande poder de influência e utilizam o aplicativo para publicizar marcas. Para a análise, serviram de exemplos publicações em perfis de artistas com um número expressivo de seguidores. Fez-se uma reflexão sobre ciberespaço e esfera pública, redes sociais e merchandising com o propósito de identificar as estratégias utilizadas pelos influencers em questão para formar opinião sobre determinadas marcas e, sobretudo, incentivar o consumo de produtos. Foi possível perceber que as pessoas famosas, principalmente as do meio artístico, além de praticar a autopromoção, atuam também na condição de digital influencers, promovendo marcas, ora de maneira sutil, ora mais evidente. As estratégias de merchandising baseiam-se na inter-relação das ferramentas da rede social e no carisma associado à imagem do influenciador.

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Publicado

2018-06-06

Como Citar

Moreira, A. R., Lôbo, V., & da Silva, J. L. C. (2018). O marketing no ciberespaço: a ação de digital influencers no incentivo ao consumo de produtos e serviços por meio do merchandising no Instagram. Cadernos De Ciências Sociais Aplicadas, 15(25), 18. https://doi.org/10.22481/ccsa.v15i25.3913

Edição

Seção

Artigos