Análise espacial da relação entre qualidade da educação e especialização produtiva no estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.22481/ccsa.v16i28.5831Palavras-chave:
Análise Exploratória de Dados Espaciais, Educação, Setores produtivosResumo
Os setores econômicos em geral sofrem modificações com a inserção de capital humano, alguns com mais intensidade do que outros. Por este motivo, a educação tem papel primordial no crescimento e no desenvolvimento de uma nação. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é verificar se existe relação espacial entre a qualidade do ensino e a especialização dos setores produtivos. Ainda, verificar em qual dos setores a influência da educação é mais significativa. A metodologia utilizada foi a Análise Exploratória de Dados Espaciais (AEDE) com objetivo de identificar espacialmente como ocorre a associação entre as duas variáveis para os municípios do estado do Paraná, para os anos de 2012 e 2016, comparativamente. A variável utilizada para medir a qualidade do ensino foi o IDEB, enquanto que a variável referente à especialização dos setores foi calculada por meio do Quociente Locacional (QL), utilizando como variável base o número de empregos por setor. Os principais resultados indicaram que a especialização do setor agropecuário e do setor de serviços é associada negativamente com a variável IDEB, enquanto que os setores do comércio, construção civil e indústria apresentam relação positiva com a qualidade da educação, para os dois anos.